Na manhã desta quinta-feira (10/07), o Governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), realiza uma cerimônia para homenagear estudantes da rede pública que se destacaram em olimpíadas acadêmicas nacionais. A solenidade acontece no espaço Forma Bliss, em Teresina, reunindo medalhistas da 19ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) e vencedores de outras competições do conhecimento realizadas em 2023 e 2024.
Ao todo, foram premiados 572 estudantes, incluindo 38 da rede estadual que conquistaram medalhas na OBMEP 2024, sendo quatro de ouro, 10 de prata e 24 de bronze. Também foram homenageados 14 medalhistas de ouro das olimpíadas de 2023 e outros 79 premiados com ouro em 2024.
A OBMEP é considerada a maior olimpíada estudantil da América Latina e tem como objetivo estimular o estudo da Matemática, identificar talentos e também promover o acesso ao conhecimento científico. Além dela, diversas outras olimpíadas de conhecimento, como Química, Física, Geografia, Astronomia, Linguagens e Tecnologia, vem ganhando destaque nas escolas públicas do estado, com apoio direto de professores e da gestão pedagógica.
Entre as estudantes premiadas, Maria Alice de Alencar, aluna do CETI Professora Júlia Nunes Alves, foi destaque ao conquistar ouro na Olimpíada Brasileira de Geopolítica (OBGP) 2025.1, ouro na Olimpíada Brasileira de Química Junior (OBQ Jr) 2024 e prata na Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (ONEE) 2024.
“A gente ganhou medalha de ouro na Olimpíada de Química e foi uma experiência única, proporcionada pelo nosso esforço e pelo empenho dos professores. Eles sempre nos incentivam a participar das olimpíadas e a aprender coisas novas. Isso abre portas e dá mais oportunidades para o futuro”, disse a jovem.
Sua colega de classe, Maria Eduarda Rodrigues, também recebeu ouro na OBQ Jr 2024 e fez questão de reforçar o papel dos professores em sua trajetória.
“Queria agradecer muito à professora Júlia, que sempre incentivou eu e a Maria Alice a estudar e focar na Química. Ela criou aulas voltadas para olimpíadas, sempre apoiou a gente. Por isso, estamos aqui hoje com nossas medalhas, cada vez mais focadas nesse mundo dos estudos. Que venha a próxima!”