A tarde deste sábado (27) foi de muita emoção para estudantes do sul do Piauí que participaram de mais uma edição do Quiz Enem 2025, iniciativa da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) em parceria com a Rede Meio Norte. O projeto transforma a preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio em uma experiência interativa, com perguntas, respostas e até práticas de redação transmitidas em formato de competição pela televisão.
Desta vez, entraram em ação alunos do CETI Dr. Dionísio Rodrigues Nogueira, de Corrente (15ª GRE), e do CETI Frei José Apicella, de Guadalupe (10ª GRE). Além da disputa, os jovens conheceram os bastidores da emissora e vivenciaram a rotina de um estúdio de TV.
Expectativa dos alunos
Os competidores viajaram horas para participar do programa e destacaram a oportunidade de transformar os estudos em experiência prática.
“A expectativa é muito grande, a gente veio pra ganhar. Saímos da nossa cidade, foram 12 horas de viagem, mas viemos testar nosso conhecimento e colocar em prática o que estamos aprendendo”, contou João Lucas, estudante do CETI de Corrente.
Já Grazielli Barbosa, do CETI Frei José Apicella, ressaltou a importância de sair da rotina e experimentar novos formatos de estudo:
“A preparação para o Enem é cansativa, e aqui a gente aprende de uma forma dinâmica, competitiva e saudável. Estou responsável pela redação, tive que revisar bastante e isso ajuda muito. Já meus colegas revisaram conteúdos para as questões. Tudo isso melhora o desenvolvimento para o exame”.
Seduc inclusiva
Entre os destaques da edição, esteve a participação do venezuelano Alejandro José, de 21 anos, aluno do CETI Frei José Apicella. Refugiado há cinco anos no Brasil, ele relatou como encontrou acolhimento dentro da rede estadual:
“No começo tive um ano de treinamento, sem notas, apenas para praticar o português. A escola me ajudou muito, me colocou em concursos e sempre me incentivou. Hoje me sinto bem integrado e preparado”, disse Alejandro.
O professor Sidney Chagas, que acompanhou sua trajetória, lembrou o apoio recebido pela família ao chegar ao Brasil:
“A cidade inteira se mobilizou para trazer a família do Alejandro de volta a Guadalupe. Hoje ele está totalmente adaptado, aprendeu rapidamente o português e hoje o Alejandro está aqui representando a 10ª GRE e o nosso CETI Frei José Apicella devido a suas qualidades”.
Uma competição de todos
A gerente regional da 10ª GRE, Gláucia Barros, destacou o caráter pedagógico e inclusivo do projeto:
“O Quiz Enem já está na história da Seduc como uma forma dinâmica e criativa de preparar os alunos. Aqui não existe quem perde ou ganha. Todos saem vencedores, porque quem ganha de verdade são os nossos estudantes e o conhecimento”.
O campeão da rodada
Com o placar de 253 a 201, o CETI Frei José Apicella foi o grande campeão da edição. Mas, mais do que o troféu, os alunos ressaltaram que o verdadeiro prêmio está no aprendizado e na oportunidade de se preparar de forma diferenciada para o Enem.
Ao todo, 18 equipes de escolas estaduais participam da temporada 2025 do Quiz Enem. A cada edição, além do resultado, o programa reforça que a preparação para o exame pode ser marcada por emoção, experiências inéditas e, acima de tudo, conhecimento compartilhado.