SEÇÕES

Aparecimento de aguapés chama atenção no rio Poti entre a Ponte Estaiada e a Ponte da Primavera

Aguapés surgem em grande quantidade no rio Poti, Teresina, entre Ponte Estaiada e Primavera. Descubra os riscos que essas plantas aquáticas representam.

Aguapés no Rio Poty | Foto: Meio News
Siga-nos no

Foi registrado neste sábado (13) o aparecimento de uma grande quantidade de aguapés no rio Poti, no trecho compreendido entre a Ponte Estaiada e a Ponte da Primavera, em Teresina. As plantas aquáticas chamaram a atenção de quem passou pelo local, formando extensos tapetes sobre a superfície da água.

Conhecida por diversos nomes, como Mururé, macrófitas, gigoga, patinho, camalote, baronesa, miriru, orelha-de-veado, pavoá, rainha-do-lago, uapê, jacinto-de-água ou aguapé, a planta Eichornia Crassipes é frequentemente considerada uma praga, comumente se espalhando em leitos de água doce, como rios, lagos, lagoas e represas. 

O crescimento descontrolado dessa planta, que se alimenta de resíduos orgânicos, como lixo e esgoto, pode resultar na morte de peixes, interferir na navegação de embarcações e representar uma ameaça ao funcionamento de hidroelétricas.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também