Depois da chuva que caiu em alguns bairros de Teresina e em cidades como Campo Maior, Piripiri e Pedro II na segunda-feira (11), o tempo deve ficar mais estável nos próximos dias. A Defesa Civil do Piauí e o Centro de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CEGRID) registraram volumes de chuva de até 56,6 mm em algumas regiões.
Segundo o climatologista Werton Costa, diretor da Defesa Civil Estadual, as chuvas foram causadas por um canal de umidade que trouxe nuvens carregadas para a região. Porém, essa situação deve mudar.
Como fica o tempo ao longo da semana?
Modelagens do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) indicam que a probabilidade de chuva diminui na Grande Teresina a partir desta terça-feira (12). O tempo deve seguir instável em algumas regiões do Piauí, mas com volumes de precipitação menores que os registrados na segunda-feira.
Nas regiões centro-sul do estado e em áreas do interior do Nordeste, a tendência é de tempo seco, com redução da umidade relativa do ar, o que aumenta o risco de incêndios florestais.
Para o restante do Brasil, a previsão aponta estabilidade no Centro-Oeste, Sudeste e Sul, com pouca ou nenhuma chuva prevista para a maioria dos estados, além de níveis baixos de umidade em várias regiões, o que demanda atenção.