A nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) já está disponível para emissão em todo o Brasil. O novo documento traz mudanças importantes.
Agora, o CPF passa a ser o único número válido de identificação para os brasileiros. Além disso, a identificação também conta com recursos de segurança, como QR Code, que ajudam a evitar fraudes.
No Piauí, o Instituto de Cidadania Digital possui mais de 190 Unidades de Serviços Digitais distribuídas em todo o estado, garantindo que a população possa realizar a atualização de maneira rápida e acessível.
PRAZOS PARA EMISSÃO
De acordo com o Ministério de Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), o documento atual poderá ser usado até 2032, ou seja, há tempo para todos fazerem a troca sem pressa. Esse prazo só é válido para a população em geral.
Já os servidores públicos estaduais efetivos, comissionados, terceirizados, temporários e inativos devem renovar a documentação até as seguintes datas:
Comissionados, terceirizados e temporários: até 30 de dezembro de 2025
Servidores efetivos ativos: até 27 de fevereiro de 2026
Inativos e pensionistas: até 30 de abril de 2026
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS
Certidão de nascimento ou casamento (não manuscrita, legível, sem rasuras e em bom estado de conservação);
CPF;
Comprovante de residência.
A Carteira de Identidade Nacional reduz inconsistências cadastrais, traz mais segurança às informações e é válida em todo o território nacional, além de ser aceita nos países do Mercosul. A versão digital do documento fica disponível no aplicativo gov.br.
PIAUÍ LIDERA RANKING NACIONAL
O Piauí já ultrapassou a marca de 1,5 milhão de Carteiras de Identidade Nacional (CIN) emitidas e lidera o ranking nacional de emissão de documentos de identificação. Segundo dados oficiais do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) o estado totaliza 1.501.834 de carteiras emitidas.
O número equivale a cerca de 45% da população piauiense já documentada com o novo modelo e coloca o estado no topo da emissão proporcional da CIN no Brasil.