O advogado Auderi Martins Carneiro Filho foi empossado nesta segunda (2) como membro substituto do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI), na categoria de jurista, para o biênio 2025-2027. A solenidade foi realizada no auditório do TRE, em Teresina, e contou com a presença do governador Rafael Fonteles.
Plural
A cerimônia foi conduzida pelo presidente do TRE-PI, desembargador Sebastião Ribeiro Martins, que destacou a trajetória do novo integrante. "A composição plural da Justiça Eleitoral, com novos julgadores a cada dois anos fortalece e promove os pilares da paz social", disse o desembargador.
Governo
Na ocasião, Rafael desejou sucesso ao novo membro da Corte Eleitoral e ressaltou a importância do TRE para a manutenção da democracia. “A posse de mais um membro reforça a importância do TRE para a preservação e o fortalecimento da democracia”, disse Fonteles.
Integrante
O novo integrante disse estar honrado em representar a advocacia na Corte Eleitoral. Todo poder emana do povo que o exerce por meio de representantes eleitos e é a Justiça Eleitoral que viabiliza o exercício desse poder. A Justiça Eleitoral é um dos pilares mais sólidos do Estado Democrático de Direito", destacou Auderir Martins.
Seleção
A escolha do nome de Auderi Martins pela Presidência da República ocorreu após votação realizada em 21 de outubro de 2024 no TJPI, que elegeu uma lista tríplice composta pelos advogados, Guilardo Cesá Medeiros Graça, Leonel Luz Leão e Auderi Martins Carneiro Filho.
Currículo
Natural de Fortaleza-CE, o advogado Auderi Martins tem 41 anos. É graduado em Direito pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR) e tem especialização em Ciências Penais, com formação para Magistério Superior pela Universidade Anhanguera (UNIDERP) de Teresina-PI bem como mestrado em Direito Privado pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/MG).
Foi servidor efetivo do Instituto Nacional da Seguridade Social (INSS) na função de Técnico do Seguro Social no período de 2007 a 2011 bem como Defensor Público do Estado do Pará de 2011 a 2013 com atuação nas cidades de Marabá e Tucumã.
Advogado em Picos-PI e região desde 2013 foi Conselheiro Seccional titular da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí (OAB/PI) de 2016 a 2018 e Diretor Secretário-Geral Adjunto da mesma Ordem, seccional Piauí, no período de 2022 a 2024 sendo o primeiro advogado do interior do Piauí a ocupar o cargo de Diretor da OAB/PI.