O B.O. Fácil, serviço via WhatsApp que permite o registro de Boletins de Ocorrência (B.O.), denúncias anônimas e o acionamento do Canal 190, já contabiliza mais de 36 mil atendimentos no Piauí desde o seu lançamento, no final de junho. A plataforma é resultado de uma parceria entre a Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI) e a Universidade Federal do Piauí (UFPI).
Os dados
Segundo o governo, os números incluem também casos que não resultaram em boletim, seja por não se enquadrarem como ocorrência policial ou por não serem de competência da ferramenta. Até o momento, foram realizados 15 mil boletins de ocorrência, com média diária de 136,6 registros.
Como funciona
O atendimento inicia com Inteligência Artificial (IA), que coleta informações essenciais, como descrição dos fatos, local e envolvidos. Casos mais complexos são encaminhados a um agente humano. Em seguida, policiais civis fazem a triagem para verificar a procedência da denúncia e confirmar se está dentro da competência do Piauí.
Após o processo, o usuário recebe automaticamente um protocolo em PDF pelo WhatsApp. Além do registro de B.O. sem precisar ir à delegacia, o serviço oferece o Canal 190, com envio de localização e opção de denúncia anônima sigilosa. Para utilizar o B.O. Fácil, basta enviar a ocorrência para o número oficial: 0800 086 0190.
Depoimento de usuário
“Perdi meus documentos do ensino médio, então me falaram que eu podia registrar o B.O. pelo WhatsApp e gostei muito da rapidez para fazer o registro. Foi tranquilo e prático, ainda mais no meu caso, que precisava dos documentos para receber meu diploma”, relatou Francivaldo Santos, usuário do serviço.