SEÇÕES

Banco Mundial inicia missão técnica no Piauí para apoiar modernização da gestão pública e controle de gastos

O Progestão Piauí integra as ações estratégicas do Governo do Estado para impulsionar um novo ciclo de desenvolvimento econômico e social, com base em uma gestão fiscal moderna, responsável e sustentável

Banco Mundial inicia missão técnica no Piauí para apoiar modernização da gestão pública e controle de gastos | Foto: Imagem: Divulgação
Siga-nos no

Teve início, nesta segunda-feira (16), a missão técnica do Banco Mundial (BIRD) destinada a apoiar a implementação do Programa de Sustentabilidade Fiscal, Eficiência e Eficácia do Gasto Público — o Progestão Piauí. Na sede da Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-PI), gestores de sete órgãos estaduais discutiram as prioridades de cada área dentro do programa, que prevê investimentos de aproximadamente R$ 276,3 milhões (equivalentes a US$ 50 milhões), com foco na modernização da gestão pública.

“Esse programa visa à modernização da gestão pública, com foco na eficiência, no controle de gastos e na melhor utilização dos recursos públicos. O objetivo é aperfeiçoar a aplicação desses recursos e melhorar os serviços prestados à população”, afirmou o secretário da Fazenda, Emílio Júnior.

O Progestão Piauí integra as ações estratégicas do Governo do Estado para impulsionar um novo ciclo de desenvolvimento econômico e social, com base em uma gestão fiscal moderna, responsável e sustentável. Os recursos serão destinados à modernização de órgãos como a Sefaz, Seplan, Sead, Sesapi, Seduc, Sasc e PiauíPrev.

O coordenador do Progestão Piauí e superintendente de Gestão da Sefaz, Cristovam Cruz, explicou que o projeto tem como objetivo criar condições financeiras e fiscais que garantam a sustentabilidade fiscal do Estado. Durante a reunião de abertura, ele destacou algumas das prioridades discutidas.

“Buscamos avanços na área de Recursos Humanos, com a Secretaria da Administração; a melhoria na gestão da rede hospitalar em todo o Estado, sob responsabilidade da Secretaria da Saúde; melhorias na alimentação e no transporte escolares, por meio da Secretaria da Educação; além da realização de um censo previdenciário, conduzido pela PiauíPrev, para verificar se os beneficiários realmente têm direito aos pagamentos, dentre outras demandas”, destacou Cristovam Cruz.

A gerente do projeto e especialista em Previdência e Assistência Social do Banco Mundial, Rovane Schwengber, reforçou a prioridade de trazer mais qualidade e eficiência ao gasto público.

“É um projeto grande, com expectativa de resultados importantes para a sustentabilidade fiscal do Estado e a melhoria da qualidade de vida da população. Estamos aqui para fortalecer o setor público, para gastar melhor, com mais eficácia e agilidade. Isso envolve desde o planejamento e a execução orçamentária até a prestação de serviços”, afirmou Rovane Schwengber.

A missão técnica do Banco Mundial no Piauí segue até o dia 18 de junho. Durante esse período, a equipe irá acompanhar a implementação dos projetos previstos no programa, revisar o Plano Operativo Anual (POA), alinhar o cronograma de execução e monitorar o plano de aquisições — etapas essenciais para garantir a execução técnica, financeira e institucional do Progestão.

Participantes

Na abertura da missão, estiveram presentes os gestores estaduais envolvidos no programa: Emílio Júnior (Sefaz), Antonio Luiz (Sesapi), Washington Bonfim (Seplan), Samuel Nascimento (Sead), Regina Sousa (Sasc), Washington Bandeira (Seduc) e Flávio Chaib (PiauíPrev).

A comitiva do Banco Mundial foi composta por especialistas técnicos nas áreas de governança, gestão financeira, aquisições, saúde, educação, previdência e assistência social. Participaram Rovane Schwengber (gerente do projeto e especialista em Previdência e Assistência Social), Sadia Afolabi (co-gerente do projeto e especialista sênior em Governança), Leonardo Nascimento (especialista sênior em Gerenciamento Financeiro), Viviane Lantyer (especialista sênior em Aquisições), Isabella Vallejo (consultora em Governança), Ezaú Pontes (consultor especialista em Saúde) e Thiago Cardoso (consultor especialista em Educação).

Tópicos
Carregue mais
Veja Também