SEÇÕES

Boletim confirma avanço da seca no Piauí, a pior dos últimos 8 anos, diz Semarh

O número de cidades em situação de seca grave saltou de 61, em abril, para 134, no mês passado, atingindo principalmente a região central do estado.

Boletim confirma avanço da seca no Piauí, a pior dos últimos 8 anos, diz Semarh | Foto: Divulgação/Ascom
Siga-nos no

O mês de maio trouxe um novo alerta para o Piauí. Segundo o mais recente boletim do Monitor de Secas, divulgado nesta semana, todos os 224 municípios piauienses permanecem sob condição de seca. O que chama ainda mais atenção é o agravamento do cenário: o número de cidades em situação de seca grave saltou de 61, em abril, para 134, no mês passado, atingindo principalmente a região central do estado.

O fenômeno, que já é classificado como a pior seca dos últimos oito anos, tem mobilizado o Governo do Piauí, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), para ampliar ações de mitigação e suporte às populações mais atingidas.

Estamos diante de um cenário desafiador. Por isso, temos intensificado as ações de apoio aos municípios, com foco no abastecimento de água, recuperação de áreas degradadas e fortalecimento de políticas ambientais. O Governo do Estado está atento e comprometido em reduzir os impactos da seca nas comunidades, afirmou o secretário do Meio Ambiente, Feliphe Araújo.

Como parte das medidas adotadas para enfrentar o problema, a Semarh acaba de lançar uma nova ferramenta digital em seu site institucional. Uma plataforma que permite a qualquer cidadão acompanhar, mês a mês, os dados completos do Monitor de Secas, com informações específicas sobre cada município e comparativos com os boletins anteriores. 

Essa nova ferramenta representa um avanço importante na transparência da gestão pública. O cidadão poderá verificar como está a situação da seca no seu município, entender a evolução do quadro e, inclusive, comparar com outros meses e anos. É um instrumento de informação, mas também de empoderamento, destaca Felipe Gomes, diretor de Recursos Hídricos da Semarh. 

A consulta ao Monitor de Secas está disponível de forma simples no site da Semarh, facilitando o acesso da população aos dados sobre a estiagem no Piauí. Diante dos desafios climáticos, o estado mantém vigilância e atua para garantir segurança hídrica e qualidade de vida.  

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A FERRAMENTA

Tópicos
Carregue mais
Veja Também