Uma câmera de segurança registrou o momento em que dois cachorros, sendo uma cadela grávida, foram atropelados por um carro na Vila Concórdia, bairro Lourival Parente, na zona Sul de Teresina, durante a madrugada desta quinta-feira (22). Após o ocorrido, a cadela não resistiu aos ferimentos e morreu.
A informação foi confirmada ao MeioNews por Leiliane Marques, chefe da Coordenadoria Municipal do Bem-Estar Animal. Segundo ela, o caso ocorreu por volta das 4h da manhã, quando os animais, apesar de terem tutor, estavam deitados na rua e foram atingidos pelo veículo.
Posteriormente, o carro, um Renault Logan cinza, seguiu pelo acesso da Rua Ivan Tito de Oliveira, sentido Avenida 15 de Novembro. Um Boletim de Ocorrência foi registrado na Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente nesta sexta-feira (23).
“Havendo a alegação que o condutor poderia ter desviado, mas não o fez. Requer providências”, diz o B.O.
O cachorro que estava deitado junto à cadela está bem e não apresenta riscos. A policia e a coordenadoria estão empenhadas em identificar e localizar o condutor.
Ainda segundo Leiliane, o caso pode se enquadrar na Lei Federal nº 9.605/1998 (Lei de Crimes Ambientais), Art. 32, que trata dos crimes de maus-tratos contra animais. Conforme a legislação, o atropelamento de forma intencional caracteriza maus-tratos e, havendo a morte do animal, a pena é agravada, podendo variar de dois a cinco anos de reclusão.
Além disso, a conduta também pode configurar omissão de socorro, já que deixar de prestar assistência após um acidente é crime. Nesse caso, somadas as infrações, a pena pode ultrapassar cinco anos de prisão, conforme previsto em lei.
Caso populares tenham informações, podem entrar em contato com a COBEA pelo telefone (86) 99571-0115 ou por meio do Instagram @cobeasemam.the.