SEÇÕES

Caminhão de combate a incêndio do Aeroporto de Teresina vira referência em sustentabilidade

Veículo estimula o reaproveitamento de peças, a reciclagem de sucata ferrosa e o uso de 75% de componentes nacionais

Caminhão de combate a incêndio do Aeroporto de Teresina | Foto: Divulgação/Ascom
Siga-nos no

O caminhão de combate a incêndio (CCI) X4, modelo 2002, do Aeroporto de Teresina, está entre os veículos que recebeu uma transformação completa que o torna referência em modernização e sustentabilidade no setor aeroportuário. 

Após um processo de retrofit, o caminhão foi equipado com tecnologias avançadas que elevam sua eficiência operacional, aumentam a segurança nas operações, reduzem significativamente os custos de manutenção e valoriza a indústria automotiva brasileira.

Entre as melhorias implementadas estão novos painéis eletrônicos de controle, sistemas de válvulas pneumáticas, câmeras de monitoramento e canhões de combate a incêndio operados por joystick, o que garante mais precisão, segurança e conforto ao operador.

O CCI recuperado reforça nossa capacidade operacional e nosso compromisso com a sustentabilidade, a inovação e a segurança aeroportuária. Um marco importante na gestão de frota dos aeroportos administrados pela Motiva, destaca Chirlayne Torres, gerente do Aeroporto de Teresina.

Foto: Divulgação/Aeroporto de Teresina

Projeto Jandaia

O retrofit do CCI X4 integra o Projeto Jandaia, iniciativa da Motiva Aeroportos para modernizar veículos de combate a incêndio em aeroportos. O projeto substitui peças antigas por componentes modernos, priorizando fornecedores nacionais e economia circular, com economia de até 85% em relação à compra de novos veículos.

A ação também incentiva o reaproveitamento de peças, a reciclagem de sucata ferrosa e utiliza 75% de componentes nacionais, fortalecendo a indústria local. Além de Teresina, aeroportos de Petrolina, Imperatriz e Pelotas já receberam veículos atualizados.

Inspirado na jandaia, ave símbolo de resiliência no Nordeste, o projeto ganhou destaque no setor e foi apresentado à Anac e a operadores aeroportuários de todo o país.

Para Chirlayne, o Projeto Jandaia reforça a visão de longo prazo da Motiva Aeroportos. “Inovação e sustentabilidade caminham juntas quando pensamos em eficiência operacional. Esse é o tipo de projeto que mostra como é possível modernizar a infraestrutura e, ao mesmo tempo, cuidar do meio ambiente.”

Tópicos
Carregue mais
Veja Também