Na 10ª edição da campanha “Teresina Reciclando”, moradores da zona Sudeste terão a oportunidade de trocar materiais recicláveis por chances de ganhar uma bicicleta e ainda levar mudas de árvores nativas para casa.
Promovido pela Fundação Reciclar do Piauí, com apoio da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), o evento acontecerá no dia 1º de junho, a partir das 16h, na Praça Cultural do Dirceu 1.
SORTEIO DE BICICLETAS E ENTREGA DE MUDAS
Para participar, é fácil: quem entregar 10 garrafas PET ou 20 latinhas receberá uma cartela para concorrer ao sorteio de 15 bicicletas. A Secretaria de Meio Ambiente comunicou ainda que vai distribuir mudas de espécies nativas como parte do programa Pró-Verde, que incentiva a arborização urbana e o cuidado ambiental.
Segundo o idealizador da campanha, Erlon Barros, a proposta é mostrar que pequenas atitudes podem ter grande impacto. “Essa já é a nossa 10ª edição e o principal objetivo continua sendo o mesmo: incentivar a reciclagem na comunidade e mostrar que pequenas atitudes podem transformar o lugar onde vivemos”, afirmou Erlon.
Semarh leva projeto Pró-Verde ao evento
A ação integra o conjunto de atividades da Semana do Meio Ambiente. Em 2024, o programa Pró-Verde distribuiu mais de 1,6 milhão de mudas nativas e frutíferas em 85 municípios piauienses, ajudando na recuperação de áreas degradadas e no apoio à agricultura familiar.
O secretário estadual de Meio Ambiente, Feliphe Araújo, estará presente no evento e destaca a importância de fortalecer esse tipo de ação diretamente nas comunidades. “A reciclagem feita pela própria comunidade é uma das formas mais efetivas de cuidar do meio ambiente no dia a dia”, pontuou.
Evento terá ainda apresentações culturais
A programação também contará com apresentações musicais de artistas locais, transformando a praça em um espaço de convivência, lazer e conscientização ambiental. A campanha tem apoio da Secretaria de Cultura do Estado, via Política Nacional Aldir Blanc, além do Ministério da Cultura, Governo do Estado e comerciantes da região.