Na manhã desta sexta-feira (7), os candidatos ao cargo de reitor da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), Paulo Henrique Pinheiro e Lucineide Barros, participaram de um debate ao vivo durante o programa Banca de Sapateiro, transmitido pela Rádio Jornal 90.3 FM.
O encontro abordou temas centrais para a comunidade acadêmica, entre eles a valorização salarial de professores e técnicos.
O professor Paulo Henrique, da chapa 1, afirmou que o reajuste dos técnicos é um dos principais compromissos de sua campanha. Ele também destacou a importância de ampliar o diálogo sobre a remuneração dos docentes.
“É compromisso da chapa lutar pela implantação dessa repercussão salarial, porque isso é muito importante e garante um certo nível de justiça dentro da instituição. Naturalmente, qualquer aumento, além disso, exige planejamento orçamentário e diálogo interinstitucional”, disse.
A candidata Lucineide Barros, da chapa 2, rebateu a fala e afirmou ter convidado o professor e outros gestores, durante a greve no início de 2024, para somarem esforços na defesa da melhoria salarial.
“Durante a greve, convidamos o professor Paulo Henrique e outros gestores para assumirem junto conosco a defesa pela valorização da remuneração. Infelizmente, não tivemos uma resposta concreta a esse convite”, declarou Lucineide.
Em resposta, Paulo Henrique negou ter recebido o convite e disse que gostaria que o fato fosse comprovado.
ELEIÇÕES PARA UESPI
A consulta pública para a escolha da nova reitoria da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) será realizada na próxima quarta-feira (12). Os candidatos ao cargo de reitor da instituição são os professores Paulo Henrique Pinheiro e Lucineide Barros.