A vereadora de Teresina, Tatiana Medeiros, o namorado, os pais e outras cinco pessoas participaram das audiências de instrução e julgamento entre 24 e 28 de novembro de 2025. Com base nos depoimentos, nas provas reunidas pela Polícia Civil, nas manifestações das defesas e na denúncia apresentada pelo Ministério Público, a Justiça decidirá:
- se os acusados serão condenados
- absolvidos
- condenados em parte
- ou se ainda serão necessárias novas diligências para esclarecer pontos essenciais do caso.
A decisão final do processo não será proferida por um único magistrado, mas sim por um colegiado de três juízes, explicou o promotor de Justiça, Mário Normando. "Depois as partes apresentam alegações finais e o processo é concluso para a decisão do colegiado de juízes", afirmou o promotor.
Não tem como prevê a data (para expedir a sentença). Tem fase de diligências, forem eventualmente requeridas, que não sabemos quanto tempo leva. Não tem como antecipar nada, afirmou a juíza Júnia Feitosa, que presidiu as audiências.
Momento em que Tatiana chega no 5º dia de audiência!
O QUE ACONTECEU?
- Tatiana foi presa em 3 de abril pela Polícia Federal durante a Operação Escudo Eleitoral;
- Em 3 de junho, a Justiça autorizou que ela cumprisse prisão domiciliar por questões de saúde, com medidas cautelares;
- A PF afirma que a campanha que elegeu Tatiana em 2024 teria sido financiada por recursos ilícitos de uma facção criminosa liderada por seu namorado, Alandilson Passos;
- Em setembro de 2025, Alandilson foi transferido de Minas Gerais para o CDP de Altos (PI);
- Em outubro, o TJ-PI relaxou a prisão de Alandilson após o STF considerar nulo um relatório financeiro da investigação; porém, ele segue preso por responder a processo eleitoral por corrupção e por haver outro mandado de prisão ativo;
- No âmbito eleitoral, Tatiana e mais 8 são investigados por suposta compra de votos e financiamento da campanha por uma facção.
Existiam basicamente três níveis: primeiro, era a liderança, exercida aparentemente pela vereadora e pelo seu namorado. No segundo nível, o nível operacional e financeiro, pessoas que estariam recebendo alguns recursos, repassando para outros, repassando para a conta de eleitores. Nessa aí estaria o seu Stenio, a mãe, a senhora Maria e outras pessoas. E o dinheiro no núcleo operacional, que seriam pessoas responsáveis por fazer... Eventuais transferências, confirmação de votos e coisas", disse o promotor de justiça Mário Normando.
QUEM SÃO OS ACUSADOS?
- Tatiana Medeiros
- Alandilson Cardoso Passos
- Stenio Ferreira Santos
- Maria Odélia de Aguiar Medeiros
- Emanuelly Pinho de Melo
- Lucas de Carvalho Dias Sena
- Bruna Raquel Lima Sousa
- Sávio de Carvalho França
- Bianca dos Santos Teixeira Medeiros.
São as inúmeras movimentações bancárias, são o uso de laranjas, as mensagens trocadas falando em título eleitoral, em envio de PIX, ‘manda PIX pra cá, manda PIX pra lá’, disse o promotor eleitoral Plínio Fontes.
Assista!
O QUE DIZ O OUTRO LADO?
O advogado Samuel Castelo Branco, que compõe a defesa de Tatiana, afirmou que a parlamentar não possui envolvi mento com facção criminosa, e que tal contexto não foi discutido nas audiências.
Nós estamos discutindo se houve compras de votos, e não há, nesse caso, envolvimento com facções dentro desse processo, disse o advogado.
O advogado Wildes Próspero – que defende Alandilson – negou o possível envolvimento do acusado com o Bonde dos 40. Na saída do Fórum Eleitoral, o réu falou à imprensa:
Tão querendo pegar o Alandilson pra Cristo. [...] Faço parte de facção criminosa não senhor. E nem me configuro a esse monte que estão falando que eu sou não.
Momento em que Alandilson deixa o Fórum!