CCJ da Alepi aprova projeto que libera fluxo de animais em transportes públicos

Nos transportes, a legislação estabelece a exigência de que o animal esteja com os equipamentos necessários para seu deslocamento

Avalie a matéria:
Cão sendo transportado em ônibus | Imagem: Reprodução

Na reunião da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) da última terça-feira (28), os deputados aprovaram projeto de Gracinha Mão Santa (Progressistas) que estabelece o livre fluxo de animais de estimação de pequeno porte aos transportes públicos e privados e em locais públicos.

A matéria, relatada por Henrique Pires (MDB), prevê que animais de até 10 kg podem ter acesso a shoppings, lojas comerciais e transportes coletivos. Aos administradores dos espaços é garantido o direito de estabelecer restrições em postos médicos e locais de alimentação. 

Nos transportes, a legislação estabelece a exigência de que o animal esteja com os equipamentos necessários para o seu deslocamento seguro e também define uma restrição em horários de pico. Essa limitação não existe apenas no caso de viagens que sejam para a realização de procedimentos cirúrgicos. 

Gracinha Mão Santa ainda propôs punições para os estabelecimentos que desrespeitarem a legislação. As multas podem chegar a até R$ 8 mil em caso de reincidência. 

“Houve uma considerável crescente do número de animais de estimação, reforçando assim, que em mais lares brasileiros os bichinhos são bem-vindos e amados e, em muitos deles, já se tornaram verdadeiros membros da família”, justifica no projeto a parlamentar.

A matéria agora segue para a Comissão de Meio Ambiente e Defesa do Consumidor, o mesmo caminho de projeto do deputado licenciado Aldo Gil que cria o Programa “Adote um Animal”. Este incentiva a realização e a participação da sociedade civil em campanhas de adoção e recebeu relatório favorável de Ziza Carvalho (MDB) na CCJ.

Veja Também
Tópicos
SEÇÕES