CCJ da Alepi aprova projeto que libera fluxo de animais em transportes públicos

Nos transportes, a legislação estabelece a exigência de que o animal esteja com os equipamentos necessários para seu deslocamento

Avalie a matéria:
Cão sendo transportado em ônibus | Imagem: Reprodução

Na reunião da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) da última terça-feira (28), os deputados aprovaram projeto de Gracinha Mão Santa (Progressistas) que estabelece o livre fluxo de animais de estimação de pequeno porte aos transportes públicos e privados e em locais públicos.

A matéria, relatada por Henrique Pires (MDB), prevê que animais de até 10 kg podem ter acesso a shoppings, lojas comerciais e transportes coletivos. Aos administradores dos espaços é garantido o direito de estabelecer restrições em postos médicos e locais de alimentação. 

Nos transportes, a legislação estabelece a exigência de que o animal esteja com os equipamentos necessários para o seu deslocamento seguro e também define uma restrição em horários de pico. Essa limitação não existe apenas no caso de viagens que sejam para a realização de procedimentos cirúrgicos. 

Gracinha Mão Santa ainda propôs punições para os estabelecimentos que desrespeitarem a legislação. As multas podem chegar a até R$ 8 mil em caso de reincidência. 

“Houve uma considerável crescente do número de animais de estimação, reforçando assim, que em mais lares brasileiros os bichinhos são bem-vindos e amados e, em muitos deles, já se tornaram verdadeiros membros da família”, justifica no projeto a parlamentar.

A matéria agora segue para a Comissão de Meio Ambiente e Defesa do Consumidor, o mesmo caminho de projeto do deputado licenciado Aldo Gil que cria o Programa “Adote um Animal”. Este incentiva a realização e a participação da sociedade civil em campanhas de adoção e recebeu relatório favorável de Ziza Carvalho (MDB) na CCJ.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES