O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, acompanhou na manhã desta sexta-feira (19/09) em Teresina, a entrega de equipamentos de órtese e prótese no valor de R$ 1 milhão. Os recursos são fruto de emenda parlamentar da ex-deputada federal Rejane Dias.
A solenidade aconteceu no auditório do Centro Integrado de Reabilitação (CEIR) e contemplou municípios como Castelo do Piauí, Uruçuí e Sebastião Leal.
O ministro também destacou novos investimentos na área da inclusão. “Recentemente comemoramos a inauguração do Centro do Autismo e, agora, já vislumbramos outros avanços, como a entrega do Centro do Idoso e do Centro de Saúde Mental. Tudo isso para que o Piauí esteja cada vez mais preparado”, acrescentou.
"O CEIR tem mostrado sua excelência nesse processo de reabilitação, com a oficina ortopédica que constrói e fabrica órteses e próteses para quem precisa ajustar sua locomoção. O Piauí já conta com o CEIR de Teresina, temos também em Parnaíba e em Picos. Além disso, estamos construindo um em São Raimundo Nonato e já temos outros em municípios do interior. Nosso objetivo é ampliar essa rede, para que as pessoas possam contar com atendimento especializado em sua própria cidade ou o mais próximo possível dela."
PROMOÇÃO DA JUSTIÇA SOCIAL E INCLUSÃO
O presidente da associação reabilitar e neurologista, Benjamin Vale reforçou o impacto coletivo da parceria entre parlamentares e sociedade. "Conseguimos dar respostas mais efetivas às demandas. Essa entrega simboliza justiça social e mostra que a integração entre poder público e sociedade civil gera resultados que chegam a quem mais precisa”, disse.
"São 1.392 equipamentos destinados a 142 municípios do Piauí. Isso resolve demandas coletivas e fortalece políticas públicas que chegam à população. Nosso trabalho tem como finalidade primordial a justiça social. Para que ela exista, precisamos cuidar das pessoas em sua integralidade - física, psíquica e social. Direitos básicos como o de ir e vir, trabalhar e se expressar só podem ser garantidos com ações concretas como essa", completou.
Já sobre as transformações que os equipamentos podem trazer para o cotidiano das pessoas, o secretário de Inclusão da Pessoa com Deficiência, Mauro Eduardo, ressaltou que o acesso a equipamentos, como uma cadeira de rodas é também garantia de direito civil. "Pode significar a possibilidade de locomoção, de garantir o direito de viver com dignidade e autonomia. É um dia de alegria e gratidão a todos os envolvidos nesse processo”, afirmou.