SEÇÕES

Cenipa aponta causas de queda de avião na zona norte de Teresina quase 2 anos depois

A aeronave decolou de Teresina rumo a Araguaína (TO), pilotada pelo advogado Arcedino Concesso, que levava a esposa, duas filhas e uma familiar

Cenipa aponta causas de queda de avião na zona norte de Teresina quase 2 anos depois | Foto: MeioNews
Siga-nos no

O Cenipa descartou falha mecânica, mas apontou que excesso de peso, deslocamento do centro de gravidade e sobrecarga cognitiva do piloto contribuíram para o pouso forçado de um monomotor no campo de futebol do Bariri, zona Norte de Teresina, em junho de 2023. O relatório visa à prevenção de novos acidentes, sem atribuir culpa. 

O relatório aponta que, apesar de atender às normas, a aeronave excedeu o limite de ocupantes.

“A aeronave era certificada para operar com o número máximo de quatro ocupantes, sendo no mínimo um tripulante e no máximo três passageiros. No momento do acidente, a aeronave estava com cinco pessoas a bordo, sendo uma delas uma criança de colo de cinco anos de idade”, diz o documento.

SOBRE OS OCUPANTES

A aeronave EMB 711 ST-Corisco decolou de Teresina rumo a Araguaína (TO), pilotada pelo advogado Arcedino Concesso, que levava a esposa, duas filhas e uma familiar. Três ocupantes tiveram lesões graves e foram socorridos pelo Samu, enquanto os demais saíram ilesos.  

ACESSE AQUI O RELATÓRIO COMPLETO

O Cenipa apontou que a sobrecarga de informações, como a porta destravada e a luz de overbooster acesa, pode ter afetado a tomada de decisões do piloto no momento crítico do voo. 

Foto: Divulgação/Cenipa

“Esses eventos coincidiram com as variações na trajetória da aeronave (direção e altura), indicando que o piloto tenha sido submetido a uma redução na capacidade de resposta rápida e precisa aos estímulos, comprometendo o foco na realização dos procedimentos previstos para a operação da aeronave”, pontuou o documento, que fez recomendações de segurança em relação ao caso.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também