SEÇÕES

Chico Lucas anuncia Centro de Inteligência para combater crimes contra a mulher nos estados

Chico Lucas esteve em Teresina para acompanhar a doação de 50 fuzis, por meio do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), às forças policiais do Piauí.

Chico Lucas e autoridades policiais em Teresina | Foto: SSP
Siga-nos no

Na manhã desta sexta-feira (20), o secretário nacional de Segurança Pública, Chico Lucas, anunciou em Teresina (PI) a criação do Centro de Inteligência Mulher Segura. A iniciativa prevê a instalação de uma estrutura em cada estado do país, responsável por monitorar o cumprimento e o descumprimento de medidas protetivas, além de reforçar o enfrentamento ao feminicídio e ao crescimento dos casos de violência contra a mulher.

No caso do feminicídio. A gente tem que entender. A subnotificação é um problema. Por que é que há um subregistro dos casos de violência doméstica? E aí faz todo aquele debate, inclusive social, integrando as redes de saúde e assistência social. Nós também temos que ver o que é que está funcionando, principalmente da rede de proteção. Então, por exemplo, mulheres que têm medidas protetivas de urgência e fizeram o boletim de ocorrência e no descumprimento da medida. E o Estado ficou omisso, a gente tem que entender a falha. Então, esse monitoramento vai ser feito agora em centrais. A gente está aqui no Centro de Inteligência Mulher Segura. Vai ser lançado no nacional e em cada estado [...] nós temos que diminuir o número de feminicídios e entender esse fenômeno, disse Chico Lucas.

Chico Lucas no QCG da PMPI | FOTO: SSP

INTEGRAÇÃO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS

O secretário, que anteriormente comandou a Secretaria de Segurança do Piauí, afirmou que a nova missão, agora à frente da Secretaria Nacional, é fortalecer a integração das políticas públicas entre a União e os estados. Segundo ele, o foco é intensificar o combate aos crimes contra a mulher, sem deixar de ampliar as ações contra o crime organizado.

Nós temos um planejamento agora, este ano, que foi apresentado ao ministro, ao Palácio Planalto, foi validado e a gente irá iniciar, depois do Carnaval, iniciar as execuções dos planos, principalmente a integração das forças no combate ao crime organizado, então o fortalecimento, também o combate ao feminicídio, com o Pacto Nacional, que o presidente Lula lançou. Tudo isso vai fazer parte desse novo modelo, declarou Chico Lucas.

O secretário também enfatizou o PL Antifacção. A proposta prevê penas mais rígidas e restrições a benefícios para integrantes de facções. “Veja, por exemplo, o modelo da Carbono Oculto. Os postos estão fechados e seguem. Se eles estivessem funcionando, com certeza estariam alimentando o crime. A gente tem que, além de bloquear a atividade econômica ilícita, resgatar aqueles recursos para financiar o próprio combate", afirmou.

PRESENÇA DE CHICO LUCAS EM TERESINA

Com foco no enfrentamento qualificado ao crime organizado e no fortalecimento das atividades de inteligência, o Piauí recebeu 50 fuzis e equipamentos de informática do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) na manhã desta sexta-feira (20). 

Fuzis entregues à polícia do Piauí | FOTO: PC-PI

Durante a solenidade, o secretário nacional de Segurança Pública, Chico Lucas, ressaltou que a doação integra a política de apoio do Governo Federal aos estados.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também