Texto de Saymon Lima
Foi presa na tarde desta quinta-feira (13), Francisca Patricia Rocha de Freitas, ex-esposa de Leonardo Oliveira da Costa, vulgo “Léo Gordim”, apontado como líder e fundador do Bonde dos 40 em Teresina (PI). A mulher foi localizada pelas equipes do Departamento de Homicido e Proteção à Pessoa (DHPP).
Francisca Patricia estava escondida em um povoado na zona Rural de Timon, no Maranhão, nas proximidades da BR-316. Ela é acusada de participar do tribunal do crime que culminou na execução de Jad Rubens Barros de Sousa.
Uma prisão importante. Trata-se da ex-companheira de uma das lideranças de uma facção criminosa que tem, infelizmente, aterrorizado aqui, a cidade de Teresina e o estado Maranhão. Ela era uma das lideranças da facção e agora vai para o prisional, responder pelo crime dela. Que se trata de um crime de homicídio, disse o delegado Danúbio Dias, do DHPP.
Jad foi sequestrado e assassinado em janeiro de 2025, em um rodoanel na zona Sul de Teresina, devido a uma dívida por tráfico de drogas. Uma ação conjunta entre as equipes do 11º Batalhão de Timon e do DHPP chegaram até Patrícia.
Operação por orientação da Secretaria de Segurança Pública do Maranhão, do Piauí, para ter essa integração. Parabenizar toda a equipe da Polícia Civil do Piauí, a equipe da Polícia Militar do GOI e Força Tática, do 11º Batalhão de Polícia Militar. Estamos juntos, é a orientação dos dois estados, das duas Secretarias de Segurança Pública, justamente para que possamos juntos nos unirmos cada vez mais e pronto do combate à criminalidade, do combate às facções criminosas, disse o Major Kraieski, comandante do 11º BPM de Timon.
O QUE ACONTECEU?
- Em janeiro de 2025, o corpo de Jad Rubens, de 29 anos, foi encontrado na zona sul de Teresina (PI), próximo ao Rodoanel. Ele foi sequestrado pouco antes durante um baile de reggae no bairro da Vila Dagmar Mazza;
- Jad era apontado como “gerente do tráfico” de uma facção criminosa chamada Família do Norte, negociando entorpecentes entre Manaus (AM) e Teresina (PI), e teria acumulado uma dívida de cerca de R$ 30 mil com faccionados;
- O baile de reggae foi usado como armadilha para atrair Jad ao local, de onde ele foi levado por um grupo e executado.
PRISÃO DE ENVOLVIDOS
A dívida, então, teria sido o pivô de seu assassinato, que teve o envolvimento de 7 pessoas. Além de Patricia, já foram presos Raifran Machado e Alison André.
O Raifran, ele é acionado como executor e o Careca (Alison), ele é um dos disciplina da facção [...] o Careca seria o um dos líderes da facção que participou do interrogatório, disse o delegado Danúbio Dias, que está à frente das investigações em Teresina.
QUEM SÃO OS ENVOLVDOS?
- Jorge Luis de Sousa da Silva;
- Alison André de Moura Oliveira, vulgo “Careca”- preso
- Raifran Machado de Araújo- preso
- Rômulo Raphael dos Santos Morais;
- Francisca Patricia Rocha de Freitas - presa
- Douglas Clayton Pereira de Moura;