Com colaboração de Eliaquim de Paula
O Hospital de Urgência de Teresina (HUT) informou nesta segunda-feira (7) que as duas crianças intoxicadas após comerem frutas foram transferidas para a unidade e estão recebendo acompanhamento pediátrico e neurológico.
Segundo o boletim divulgado, as pacientes S.G.R.N., de 6 anos, e L.P.S., de 4 anos, apresentam melhora no quadro de saúde e já respiram sem a ajuda de oxigênio. O hospital reforçou que, em respeito à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), detalhes clínicos só podem ser fornecidos aos familiares ou responsáveis legais, presencialmente.
Segundo informações de fontes, as crianças teriam ingerido carambolas, fruta conhecida por conter substâncias tóxicas que podem causar problemas neurológicos e renais, principalmente em pessoas com maior sensibilidade ou problemas de saúde preexistentes.
relembre o caso
Duas crianças, de 6 e 4 anos, foram intoxicadas após ingerirem carambolas em um quintal no bairro Santa Maria da Codipi, em Teresina, no domingo (6). Inicialmente, a família suspeitava de envenenamento por inseticida, mas relatos indicam que a fruta pode ter causado a reação por conter substâncias tóxicas. As meninas foram levadas ao Hospital Mariano Castelo Branco e, depois, transferidas para o Hospital de Urgência de Teresina (HUT), onde seguem internadas com acompanhamento pediátrico e neurológico. Ambas apresentam melhora e já respiram sem suporte de oxigênio.