Texto de Saymon Lima
O delegado Charles Pessoa, do Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO), voltou a ser alvo de ameaças de morte feitas por uma facção criminosa. A intimidação foi identificada por equipes do 15º Batalhão da Polícia Militar, que encontraram uma pichação em um muro em Castelo do Piauí com a mensagem: “PCC, Charles Pessoa delegado vai morrer”.
Veja!
Em novembro de 2025, as forças de segurança deflagraram uma operação em três municípios do Norte do estado, entre eles Castelo do Piauí, com o objetivo de desarticular uma célula de facção criminosa que atuava na região.
Ao todo, foram cumpridos 13 mandados de busca e apreensão. A ação resultou na prisão de seis homens e na apreensão de duas armas de fogo, além de drogas. Na ocasião, o delegado Charles Pessoa afirmou que o grupo era investigado por envolvimento em assaltos, tráfico de drogas e tentativas de homicídio.
OUTRAS AMEAÇAS
- Parnaíba
Em dezembro de 2025, Charles Pessoa foi ameaçado por membros do Comando Vermelho em Parnaíba. Eles utilizaram o perfil “tropa do fb” no Instagram. No post, os criminosos colocaram uma foto do delegado com a legenda: "Decretado pelo CV do Piauí, Tropa do FB".
As ameaças surgiram dias após uma das maiores apreensões já registradas no litoral piauiense. Aproximadamente 300 quilos de entorpecentes avaliados em R$ 60 milhões.
- Floriano
Em maio de 2025, O DRACO prendeu um casal em Floriano (PI) por ameaças contra Charles Pessoa. A ameaça foi feita via mensagem direta (direct) no Instagram, onde os criminosos exibiram armas de fogo e fizeram gestos associados ao Bonde dos 40: "vem pegar nóis (sic)".
Após trabalho de inteligência, a polícia localizou os suspeitos, uma adolescente de 15 anos, conhecida como "Bibi Perigosa", e um homem de 18 anos. Durante a operação, os policiais apreenderam as duas armas de fogo e anotações referentes à organização criminosa.