Em colaboração com Jéssica Machado.
Antônia Roseane rodrigues dos santos, conhecida popularmente como “Perigosa”, e o namorado, Alan Jardel Bispo dos Santos, foram presos na manhã desta quinta-feira (15), em um apartamento no bairroTorquato Neto, na Zona Sul de Teresina. À Rede Meio, o delegado Charles Pessoa, coordenador do Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO), informou que a mulher é apontada como integrante da facção criminosa Bonde dos 40.
As prisões ocorreram no âmbito da Operação Faixa Rosa, deflagrada em abril deste ano. À reportagem, ela negou qualquer envolvimento com os crimes atribuídos a ela. Segundo delegado, ela é acusada de gerenciar ações criminosas e executar outras atividades para a facção. Já o homem tem passagem pelo sistema penitenciário e foi encontrado com um celular roubado.
Os dois integram essa célula, de fato são criminosos, inclusive o apartamento que eles estavam morando é um apartamento invadido por eles, eles mesmo confessaram que relataram que invadiram aproximadamente 5 meses. Esse imóvel agora a gente vai conduzir para a sede do departamento para adotar as providências cabíveis.
A autoridade ainda relatou que ambos estavam foragidos desde o período em que a operação foi deflagrada e, durante a remoção de pichações com mensagens de facções no bairro, receberam informações deque o casal estava em um imóvel.
Infelizmente, a gente tem que se deparar com esse tipo de situação, mas a Secretaria de Segurança Pública tá adotando as medidas cabíveis para intensificar esse nosso trabalho, tanto de desarticulação dessas células criminosas e também uma ação, é, especial aqui na região do Torquato Neto para recuperar esses imóveis e devolver para os seus legítimos proprietários.
OPERAÇÃO FAIXA ROSA
Com o objetivo de desarticular o núcleo feminino da facção, a operação, deflagrada no dia 30 de abril, tem como objetivo dar cumprimento a 34 mandados judiciais, sendo 15 mandados de prisão temporária e 19 mandados de busca e apreensão domiciliar.
A ação é um desdobramento da Operação DRACO 198, onde um celular apreendido de A. da S. M. (tia de um líder e membro ativa do núcleo feminino) revelou provas de uma estrutura hierárquica dentro da organização criminosa.
INVESTIGAÇÕES
Evidências incluem um grupo de WhatsApp ("A LUTA NÃO PARA") com mensagens, cadastros, estatutos e ordens internas. As mulheres alvo da operação desempenhavam funções essenciais: disseminavam ordens, aplicavam disciplina, recrutavam, arrecadavam dinheiro ilícito e organizavam a logística de crimes.
BLOGUEIRAS ANA AZEVEDO E ARLEQUINA SÃO PRESAS
A blogueira e influenciadora digital Ana Azevedo foi presa no dia 30 de abril suspeita de integrar a facção criminosa com atuação na capital piauiense. Junto com ela, um homem, apontado como seu companheiro, também foi preso. No local, as equipes policiais apreenderam uma arma de fogo.
Já Erika Carollyne Costa Araújo, conhecida como "Arlequina PRT 01", foi presa em Timon (MA) no dia 5 de maio. Segundo o delegado, Erika, natural de Porto (PI), fugiu para Timon ao descobrir que era alvo da operação. Ela é apontada como uma das principais articuladoras da célula feminina da facção, sendo responsável por:
- Comandar ações do tráfico de drogas.
- Aplicar punições no chamado "Tribunal do Crime".
- Organizar a entrada de novas integrantes no grupo.