A Polícia Civil de Timon, no Maranhão, realizou uma operação em duas sucatas localizadas na Avenida Tiúba e no bairro Cidade Nova, na quinta-feira (12). Durante a ação, foram apreendidos cerca de 800 kg de fios de eletricidade, equivalentes à fiação de aproximadamente 100 postes de ramais de energia, todos desviados da empresa Equatorial.
O proprietário dos estabelecimentos, identificado como Francisco da Chagas Nunes Martins, de 57 anos, foi autuado por receptação qualificada. Ele teve liberdade provisória concedida mediante pagamento de fiança no valor de R$ 16 mil, considerando a natureza empresarial da conduta, a expressiva quantidade de material apreendido e a capacidade econômica evidenciada pela atividade comercial exercida.
As investigações apontam que o esquema criminoso funcionava da seguinte forma: Francisco comprava o material de um funcionário terceirizado de uma empresa prestadora de serviços da Equatorial e, posteriormente, revendia os produtos.
Ainda durante a operação, foram apreendidas quase 1.000 peças de ligações hidráulicas, possivelmente desviadas da empresa Águas de Timon.
Diante dos fatos, as atividades das sucatas foram suspensas por tempo indeterminado.