SEÇÕES

Denis Constantino

Coluna do jornalista Denis Constantino com as notícias mais quentes do mundo policial

Lista de Colunas

“Modinha”, líder do B40 e suspeito de lavagem de dinheiro, tem prisão preventiva decretada

Ele seria responsável pelo fornecimento de armas utilizadas em ações do grupo na zona Sul da capital.

Pablo Vinícius Lopes Vieira. | Reprodução

Em colaboração com Jéssica Machado.

Pablo Vinícius Lopes Vieira, conhecido no meio criminoso como “Scooby-Doo” ou “Modinha”, teve a prisão preventiva decretada após passar por audiência de custódia. Segundo as investigações policiais, ele é considerado de alta periculosidade e apontado como uma das principais lideranças da facção criminosa Bonde dos 40.

O suspeito foi capturado na última terça-feira (16) pelo Batalhão Especial de Policiamento do Interior (BEPI), na BR-316, na zona Sul de Teresina. Além de manter ligação com a organização criminosa, ele seria responsável pelo fornecimento de armas utilizadas em ações do grupo na zona Sul da capital.

iMÓVEL DE LUXO

Em entrevista à coluna, o tenente-coronel Alves, comandante do BEPI, relatou ainda que, para se proteger de facções rivais, Pablo morava em um imóvel que destoava das demais residências da região. A polícia também apura denúncias de que ele teria expulsado moradores que tentaram se opor às regras impostas pelo grupo criminoso.

“Uma vez que eles estavam progredindo, uma vez que ele estava superfaturando com a comercialização de entorpecentes [...] Ao se deparar na residência desse indivíduo, tem construção de piscinas, é uma residência já bem luxuosa, o que é totalmente destoante da da realidade dos moradores daquela vila. ”, destacou o comandante.

DROGA COM NOMECLATURA

A droga apreendida durante a prisão possuía a inscrição “GG3 Games”, que, conforme os investigadores, seria o nome de uma empresa de fachada utilizada para lavagem de dinheiro em benefício do Bonde dos 40.

“Essas nomenclaturas, algumas figurinhas muitas vezes ou então algumas siglas, vem alguns tabletes, a gente acha que principalmente quando vem de fora, é uma forma de fazer a identificação daquela substância ligada àquele fornecedor ou aquela facção”, afirmou.

O tenente-coronel informou que, no momento da apreensão, os agentes questionaram o suspeito sobre o significado da nomenclatura, no entanto, Pablo se recusou a falar. Agora, o material está sendo analisado pelo Departamento Estadual de Repressão ao Narcotráfico (Denarc).

OUTROS ENTOPECENTES

A Polícia Civil também investiga se o suspeito seria o proprietário de uma grande quantidade de entorpecentes apreendida pelo Denarc no início desta semana,  no interior de um imóvel na Vila Tiradentes.

PRISÃO E DROGAS ENCONTRADAS

No momento da captura, a polícia informou que Pablo trafegava em alta velocidade pela rodovia. No interior do veículo, foi encontrada uma grande quantidade de entorpecentes. Ele assumiu a posse do material e também relatou que havia mais drogas armazenadas em um imóvel no bairro Vila Tiradentes, na zona Sul da capital.

No endereço, foram localizados:

  • Um tablete de substância análoga à pasta base de cocaína
  • Dezenas de porções grandes e pequenas de maconha do tipo skunk
  • Porções de cocaína
  • Um pote contendo substância branca
  • Uma balança de precisão
  • Um rolo de papel filme
  • R$ 6.100,00 em dinheiro
  • Dois aparelhos celulares
  • Joias
  • Documentos pessoais
  • O veículo utilizado no transporte da droga
*** As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.
Tópicos
Carregue mais
Veja Também