SEÇÕES

Caminhoneiros do lixo continuam em greve e protestam contra salários atrasados em Teresina

Os trabalhadores seguem com atividades paralisadas e acusam empresa de reter valores pagos pela prefeitura

Caminhoneiros do lixo protestam contra salários atrasados em Teresina | Reprodução/Rede Meio

Com colaboração de Eliaquim de Paula

Os caminhoneiros responsáveis pelo transporte de lixo em Teresina continuam com as atividades paralisadas em protesto contra atrasos salariais que já duram mais de cinco meses. Segundo os trabalhadores, a dívida acumulada com a categoria já chega a R$ 6,4 milhões.

Na manhã da última segunda-feira (21), um grupo de motoristas se concentrou em frente à sede da empresa Recicle Aurora, que compõe o consórcio responsável pela coleta de resíduos na capital. Eles cobram o pagamento imediato dos salários atrasados.

Falta de diálogo

De acordo com o Sindicato dos Empregados de Asseio e Conservação do Estado do Piauí, mesmo após a prefeitura ter repassado os valores à empresa, os caminhoneiros continuam sem receber. O presidente da entidade, Jônathas Miranda, afirmou que a situação é insustentável:

“A empresa recebeu o depósito, confirmou-se o pagamento e eles pagaram somente os garis, não pagaram os caminhoneiros, que havia sido consignado em ata e mediado pelo desembargador. Então, os caminhoneiros, do dia 10 até agora, deram todo esse prazo para a empresa, para que eles pudessem se manifestar com relação a esses pagamentos, e não houve nenhuma negociação, nenhum avanço nas negociações. A gente sabe que o dinheiro foi pago pela prefeitura, a gente tem a certeza que o dinheiro foi pago, e eles simplesmente se recusaram a pagar."

Jônathas Miranda, Pres. do Sindicato dos Empregados de Asseio e Conservação do Estado do Piauí - Foto: Rede Meio

Ao todo, 74 caminhões, 20 veículos compactadores e 28 ônibus deixaram de circular com a paralisação, afetando diretamente o sistema de limpeza urbana de Teresina.

Trabalhadores exigem pagamento

Durante o protesto, o motorista Jonas dos Santos reforçou que a mobilização vai continuar até que os salários sejam quitados:

"Nós estamos aqui parados desde ontem, já fomos lá para o aterro sanitário, fechamos o aterro ontem e achamos por bem deixar o aterro, porque também os catadores de lixo precisam do pão de cada dia. E agora nós estamos aqui vindo para frente da empresa, só vamos sair daqui com o dinheiro."


Jonas dos Santos, Motorista de caminhão de lixo - Foto: Rede Meio

Prefeitura diz que pagamento está em dia

Em nota, a Empresa Teresinense de Desenvolvimento Urbano (Eturb) informou que os repasses à Recicle Aurora estão em dia. A autarquia afirma ainda que, apesar do acordo firmado na Justiça do Trabalho, a empresa não honrou os compromissos assumidos com os caminhoneiros. A Eturb declarou que está acompanhando o caso de perto.

*** As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.
Tópicos
Carregue mais
Veja Também