Com o objetivo de testar e ampliar os conhecimentos dos estudantes que estão em preparação para o Exame Nacional do Médio (ENEM), foi realizada na manhã desta quarta-feira (6) mais uma edição do Pré-Enem Seduc Game no Centro de Convenções de Teresina, capital do Piauí. O evento é transmitido pela Rede Meio com a finalidade de expandir o acesso às aulas.
O evento reuniu 1.200 estudantes das 4ª, 19ª, 20ª, 21ª Gerências Regionais de Educação (GRE) em uma competição com perguntas sobre as áreas que irão ser cobradas na prova incluindo Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Redação.
O game funciona da seguinte forma: o professor aborda temas importantes e resolve questões relacionados à sua área de conhecimento, e ao final é colocada uma pergunta de desafio. Dois estudantes se voluntariaram para competir entre si para responder.
O professor de língua portuguesa, Newton Neto, destacou a preparação contínua oferecida pelo projeto, com as revisões presenciais e a transmissão online. Além disso, ele forneceu insights valiosos sobre a prova para os alunos.
“Em relação ao aspecto da linguagem na prova, você sempre tem uma margem, um relevo maior textual. Então, essa porção maior textual sempre vem com algumas novidades, envolvendo mais arte, literatura. Então, o aluno precisa estar super articulado, preparado em relação a todos. Esses pontos de análise. Sendo assim, com certeza ele vai ter sucesso na prova. Treinar. Quanto mais o aluno acumular volume de treino, mais preparado ele vai estar pra prova”, disse o professor.
METAS PARA 2025: 1º LUGAR NO SAEB E NOTA 1000 NA REDAÇÃO
O professor Wellington Soares destacou o bom desempenho do estado do Piauí no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), cuja meta é alcançar o primeiro lugar em nível nacional. Segundo ele, a partir da próxima semana terão início as revisões do projeto “Pré-Enem + Pré-Saeb na Estrada”, uma iniciativa itinerante que percorrerá o estado para reforçar a preparação dos alunos. As ações também fazem parte de uma estratégia para elevar o número de aprovações e alcançar a nota 1000 na redação do ENEM.
“O Piauí desfruta de uma situação privilegiada que nos orgulha em primeiro lugar no nordeste, a quarta, no Brasil. O objetivo do nosso secretário de educação é que a gente chegue ao primeiro lugar (no Saeb). Também estão preparando os alunos para as provas do ENEM, que vão ocorrer nos dias 9 e 16 de novembro. Nós queremos ampliar o número de aprovações. Inclusive que a nota 1000 na redação, ano passado, alguns dos nossos alunos chegaram a 980, o que tecnicamente representa a nota mil, porque a redação é corrigida por dois professores. Isso significa dizer que o professor deu mil e outro deu 980. Então está faltando um pouquinho para a gente marcar esse golaço”, disse.
Uma das medidas adotadas foi a criação em 2024 de um laboratório de redação que ocorre aos sábados. “ Além de eles assistirem à aula de redação. Na escola, aos sábados, eles também recebem esse reforço. Só que a mão na massa, o nome está dizendo, laboratório. Então eles vão treinar. Eles vão exercitar. Nós estamos começando hoje com essa mega revisão envolvendo as quatro GREs”, destacou.
“A orientação do nosso secretário de educação, Washington Bandeira, é que deixemos os nossos alunos preparadíssimos, tanto do ponto de vista de conteúdo, quanto do ponto de vista psicológico e emocional também, mas mexer principalmente com a autoestima do nosso aluno. Ou seja, é possível, eles realizaram o tão almejado sonho de ingresso no ensino superior”, finalizou o professor.