SEÇÕES

Como vai ficar o tempo no Piauí no fim de semana? Confira a previsão

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois avisos que indicam mudanças significativas no tempo no estado, com previsão tanto de baixa umidade do ar quanto de chuvas intensas

Mapa | Foto: Reprodução/INMET
Siga-nos no

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois avisos que indicam mudanças significativas no tempo no Piauí neste fim de semana, com previsão tanto de baixa umidade do ar quanto de chuvas intensas em diferentes regiões do estado. Os alertas exigem atenção da população para cuidados com a saúde e prevenção de transtornos.

ALERTA AMARELO 

O aviso de baixa umidade, classificado como de perigo potencial, teve início na sexta-feira (12) e segue até a manhã de domingo (14). De acordo com o Inmet, a umidade relativa do ar pode variar entre 20% e 30%, índice considerado baixo e que pode provocar desconforto respiratório, ressecamento da pele e das mucosas, além de elevar, ainda que de forma moderada, o risco de incêndios florestais. 

A orientação é manter hidratação constante, evitar atividades físicas nos períodos mais secos do dia e reduzir a exposição ao sol nas horas de maior calor.

ALERTA LARANJA 

Já a partir da manhã de sábado (13), entra em vigor um alerta de chuvas intensas, com grau de severidade classificado como perigo, válido até o domingo (14). A previsão aponta volumes entre 50 e 100 milímetros por dia, ou até 60 mm por hora, acompanhados de ventos fortes, que podem chegar a 100 km/h

Há risco de alagamentos, quedas de galhos e árvores, interrupção no fornecimento de energia elétrica e incidência de descargas elétricas.

ORIENTAÇÕES 

Diante do cenário, a recomendação é redobrar os cuidados, especialmente durante rajadas de vento, evitando abrigo sob árvores e não estacionando veículos próximos a estruturas metálicas ou placas de propaganda. Em caso de necessidade, a população pode buscar orientações junto à Defesa Civil, pelo telefone 199, ou ao Corpo de Bombeiros, pelo 193.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também