SEÇÕES

Conselho Cultural do Piauí comemora 60 anos de história com apresentações culturais e homenagens em Teresina

O órgão é o mais antigo da história cultural do Brasil resistindo, inclusive, a cenários críticos do país

Comemoração 60 anos do Conselho Estadual de Cultura do Piauí | Foto: Maria Albuquerque/ Meio News
Siga-nos no

Aconteceu na manhã desta quarta-feira (8) uma sessão solene em comemoração aos 60 anos do Conselho de Cultura do Piauí (CEC). O evento ocorreu no plenário Waldemar Macêdo e reuniu figuras importantes na construção da cultura piauiense.

Na ocasião, o deputado Fábio Novo (PT), proponente do evento, destacou que o Conselho é o mais antigo do Brasil, sendo um espaço que serve como base para a formatação de políticas públicas de cultura para o estado. 

Deputado Fábio Novo durante seu discurso em comemoração aos 60 anos do CEC (Foto: Maria Albuquerque/Meio News)

“Na última década, o conselho ganhou maior relevância. Cabe a ele, por exemplo, auxiliar na seleção dos patrimônios vivos do Piauí. Resistiu, inclusive, ao período da ditadura militar, o que é muito importante, pois, neste período, uma das coisas que mais foi podada foi o fazer cultural”, pontuou.

BUMBA-MEU-BOI Mimo de Santa Cruz

Com mais de 20 anos de atuação, o grupo cultural Bumba-meu-boi Mimo de Santa Cruz se apresentou durante o evento levando música, dança e adereços típicos da cultura local. De acordo com o presidente, Juvenal Dias, o grupo possui cerca de 60 integrantes e conta com a participação de jovens e adolescentes em festas típicas da região.

Juvenal Dias ao lado dos integrantes do Bumba-meu-boi mimo de Santa Cruz (Foto:Reprodução)

“Somos dois grupos. Temos o grupo mirim, que é o Boizinho da Santa Cruz, e o grupo grande, que é o Bumba-meu-boi da Santa Cruz. Fazemos uma ação voltada para jovens e crianças que são da periferia”, afirmou Juvenal.

DEMOCRATIZAÇÃO DA CULTURA

O secretário de Cultura, Rodrigo Amorim, também esteve presente no evento e afirmou que a criação do órgão democratizou o acesso à cultura no Piauí. 

“Hoje é um dia especial, a gente está comemorando não só os 60 anos, mas também os artistas piauienses que promovem a cultura desse Estado. Através desse Conselho conseguimos mapear, ampliar e também democratizar o acesso à cultura. E, junto com o Conselho Estadual de Cultura, nós conseguimos avançar em muitas ações, dentre elas, por exemplo, o Boca da Noite, que está sendo um sucesso”, destacou.

Assembleia legislativa em sessão solene aos 60 anos do CEC (Foto: Maria Albuquerque/ Meio News

A sessão em comemoração aos 60 anos do Conselho de Cultura faz parte das atividades comemorativas dos 190 anos da Assembleia Legislativa do Piauí.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também