Cônsul da China visita TV Meio para fortalecer parceria com emissora

A cônsul-geral e o vice-cônsul da China estiveram conhecendo a TV na tarde desta quinta-feira (06)

Avalie a matéria:
Cônsul-geral da China e representantes da TV Meio | Ana Ilza Medeiros/ Portal Meio News

A Cônsul-geral da China, Lan Heping, junto ao vice-cônsul He Yongwei, estiveram no Grupo Meio de Comunicação na tarde desta quinta-feira (06), para fortalecer a parceria da TV com um dos países de maior potência mundial. Os representantes diplomáticos estão no Brasil conhecendo vários estados, através do Consulado-Geral da República Popular da China, que possui sede em Recife, Pernambuco. 

Sra. Lan Heping do Consulado-Geral da República Popular da China de Recife. Foto: Ana Ilza Medeiros

PRIMEIRO CONTATO 

O primeiro contato da TV Meio com a China se deu no ano de 2020, após a exibição de dois documentários sobre o país, um abordando o famoso Rio Lalyn e um sobre o tema ‘China Inovadora’. Com o período da pandemia, houve uma paralisação, voltando logo mais 3 anos depois com uma oportunidade de correspondência da TV no país. 

No ano de 2023, a jornalista Ranielly Veloso foi selecionada para participar de um programa de intercâmbio promovido pelo governo chinês, criado com o objetivo de divulgar a política externa e estreitar laços com profissionais da comunicação social chinesa.

O intercâmbio, que durou 4 meses, trouxe reportagens dos aspectos culturais e políticos do país, mostrando aos nossos telespectadores piauienses a beleza oriental, e a conexão Ásia e América. 

VISITANDO A MEIO

A Cônsul Heping explicou que está no Brasil para fazer amigos, principalmente pelo nordeste, e que a TV foi a sua primeira parada. “Eu já sabia da história sobre essa parceria com a TV Meio e a gente já pode alinhar pontos para possibilitar mais reportagens sobre a China”, explica. 

Os diplomatas ainda tiveram a oportunidade de conhecer a redação, os studios da TV e as rádios, entre elas a Cocais FM, espaço que chamou a atenção da Cônsul, que ressaltou o quanto gostaria de ouvir tocar suas músicas chinesas ao longo do ano.

“Nós podemos mandar até as músicas para vocês. Podemos aproveitar o final de setembro, para o dia 1° de outubro, que é comemorado o feriado do Dia Nacional da República Popular da China e em agosto, que se celebra o dia das relações diplomáticas para todo mundo ouvir”, afirma com entusiasmo.

EXPANSÃO E INOVAÇÃO

Daiton Meireles, coordenador de expansão da TV Meio e responsável pela ponte entre países como a China, explicou que o público de casa não perde por esperar porque vem muita novidade pela frente.

“Essa visita da Cônsul hoje aqui no Grupo Meio reforça ainda mais essa parceria, porque vem muito conteúdo novo, seja de cultura, educação, inovação, e até esporte. Enfim, até no grupo infantil também, vamos ter novidades nessa parceria do Grupo Meio com o Governo da China”, diz.

O diretor de Jornalismo da TV, Marcos Monturil, explicou que além da nacionalização do Grupo Meio, a TV vive também um processo de internacionalização da marca. “O fato de termos uma correspondente internacional na Europa reflete bem isso, mas não se limita só a essa participação. O nosso conteúdo diário, está sempre abordando o que acontece no mundo como um todo, e é óbvio que estreitar laços com um gigante como o governo chinês, é muito relevante para a gente,” diz. 

Ele também ressalta a curiosidade do Grupo em conhecer mais a China, um país rico em cultura que tem muito a oferecer.

“O telespectador quer conhecer mais a China, tem curiosidade em relação a isso e a gente tem estreitado essa relação justamente para poder trazer esse conteúdo mais diversificado, essa opção a mais para que o nosso leitor, telespectador ou ouvinte, seja qual for a plataforma, possa ter mais informação”, explica.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES