Em cinco meses, Corpo de Bombeiros do Piauí já combateu 312 incêndios urbanos somente em Teresina, incluindo ocorrências veiculares, elétricas e residenciais. Desse total, 84 aconteceram em residências, acima dos 68 casos registrados no mesmo período de 2024.
ALERTA PARA AS FAMÍLIAS
Em entrevista ao programa Notícias do Dia, apresentado pela jornalista Cinthia Lages, a Tenente Coronel Najra Nunes, relações públicas do Corpo de Bombeiros, explicou uso inadequado do 'T' e extensões é um perigo para a segurança das famílias.
“Você deve diminuir todas as possibilidades que possam gerar acidentes envolvendo incêndio. Procure redistribuir os eletrodomésticos dentro de casa, não faça gambiarras, porque essas gambiarras costumam superaquecer. Já com o calor do eletrodoméstico e o calor do ambiente, tudo se transforma em um cenário propício”, disse a coronel Najra.
A utilização do Benjamin, os populares Ts, não é proibida no Brasil. Mas, para quem estiver utilizando este produto, todo o cuidado é pouco para não se expor a riscos que vão desde choques, passando por queima de aparelhos e até incêndios, originados de um curto-circuito.
“Os Ts e benjamins sobrecarregam o ponto de captação de energia do eletrodoméstico. Cada aparelho tem que ter seu próprio ponto de energia. Se eu coloco um T que possibilita ligar três aparelhos ao mesmo tempo, aquele ponto será sobrecarregado e pode gerar um curto-circuito, queimando os aparelhos e provocando incêndio, que muitas vezes pode ser fatal”.
A oficial falou ainda sobre o cuidado com extensões: “Pisar em extensões ou danificá-las de qualquer forma aumenta o risco de acidentes. Situações assim devem ser evitadas, principalmente nesta época do ano”.
A Tenente-Coronel também reforçou a importância da participação da população na prevenção de incêndios em áreas externas. “Pedimos que a população ajude a acabar com a cultura das queimadas, denunciando nos canais de denúncia pessoas que colocam fogo em terrenos, residências ou matas”, solicitou.
Qualquer sinal de queimada pode ser denunciada imediatamente através dos seguintes meios:
190 - (Polícia Ambiental)
(86) 9464-1242 - (Gerência de Fiscalização da SEMARH Piauí)
0800 086 0190 (WhatsApp) - Plataforma B.O Fácil
Em caso de incêndio, é possível acionar o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Piauí por meio do disque 193.