SEÇÕES

Coronel Glayston Clay assume comando do 2º BEC em Teresina

Coronel Glayston Clay Leite Moura Benevides assume o comando do 2º BEC em Teresina, sucedendo Carlos Alberto Magalhães. Confira os planos para obras e a visão do Exército no Piauí.

Coronel Glayston Clay Leite Moura Benevides | Foto: Alecio Rodrigues
Siga-nos no

O 2º Batalhão de Engenharia de Construção (2º BEC), sediado em Teresina, passou oficialmente por mudança de comando. O coronel Carlos Alberto Magalhães deixou a função após um período marcado pela integração com a sociedade piauiense e pela formação de jovens soldados, sendo substituído pelo coronel Glayston Clay Leite Moura Benevides, também piauiense.

Em sua despedida, o coronel Carlos Alberto Magalhães destacou o orgulho de ter servido à população de Teresina, do Piauí e também da região de Timon, no Maranhão. Segundo ele, a passagem pelo comando do batalhão foi uma experiência “impagável”, sobretudo pelo trabalho realizado com a juventude local.

“O Exército não tem solução de continuidade. Os projetos implantados continuam normalmente. Essa substituição não vai gerar praticamente nada de novo, mas vai manter a qualidade do batalhão, a qualidade do Exército Brasileiro e da engenharia do Exército aqui no Piauí”, afirmou.

Magalhães ressaltou ainda o papel social do Exército na formação de jovens que, mesmo não permanecendo na carreira militar, retornam à sociedade com valores como disciplina, profissionalismo e patriotismo. Ele destacou o perfil diferenciado dos jovens terezinenses que servem no 2º BEC, chamando atenção para o alto nível de escolaridade. “Aqui, praticamente 100% dos soldados recrutas incorporam com ensino médio completo. Trabalhar com essa juventude sedenta de valores é algo que me orgulha muito, especialmente por eu também ter saído dessa mesma sociedade”, concluiu.

Ao assumir o comando, o coronel Glayston Clay Leite Moura Benevides ressaltou a satisfação de receber a missão de outro piauiense. “É uma grata satisfação e uma honra muito grande. Um piauiense recebendo de outro piauiense o comando do Segundo BEC”, afirmou.

Coronel Glayston Clay Leite Moura Benevides

O novo comandante destacou que o processo de transição ocorreu de forma tranquila e colaborativa, após semanas de trabalho conjunto. Ele também lembrou sua passagem anterior pelo Piauí, nos anos de 2005 e 2006, quando atuou em obras importantes, como na BR-343, entre Teresina e Campo Maior.

Segundo o coronel Glayston Clay, a prioridade da nova gestão será dar continuidade às obras em andamento, que incluem frentes de trabalho nos municípios de Batalha e Esperantina, além de ações em outros estados, como Minas Gerais e Maranhão, onde o batalhão atua em apoio logístico e na Operação Cajari. “Tudo isso busca a integração, o apoio à sociedade e o desenvolvimento regional”, destacou.

Foto: Alecio Rodrigues

A solenidade de troca de comando contou com a presença do governador do Piauí, Rafael Fonteles, que reforçou a importância da parceria entre o Governo do Estado e as Forças Armadas. “Viemos prestigiar esse momento e demonstrar nossa vontade de fortalecer a cooperação que já existe entre o governo e o Exército”, afirmou.

O governador ressaltou a forte presença do Exército no estado, com atuação do 2º BEC, do 25º Batalhão de Caçadores e do 3º BEC, em Picos, além da contribuição em obras de engenharia e ações estratégicas nas áreas de segurança, soberania e infraestrutura. Fonteles afirmou ainda que o novo comandante dará continuidade ao trabalho realizado. “O Exército tem grandes quadros, e o novo comandante do 2º BEC certamente seguirá o belo trabalho feito pelo coronel Magalhães, a quem rendemos os cumprimentos do povo do Piauí”, concluiu.

Foto: Alecio Rodrigues

Tópicos
Carregue mais
Veja Também