SEÇÕES

Descubra como era o Sanatório Meduna e o que acontecia lá dentro; chocante! - Marco na história

O Sanatório Meduna foi inaugurado em 1954 pelo psiquiatra Clidenor de Freitas Santos. O nome “Meduna” foi uma homenagem ao médico Landislau Von Meduna, que ganhou fama por criar o tratamento com cardiazol. - Marco na história

Slide 1 de 6

Marco na história

Siga-nos no

Pouca gente sabe, mas o Sanatório Meduna foi inaugurado em 1954 pelo psiquiatra Clidenor de Freitas Santos, considerado um dos grandes nomes da saúde mental no Piauí. O nome “Meduna” foi uma homenagem ao médico húngaro Landislau Von Meduna, que ganhou fama por criar o tratamento com cardiazol — uma droga usada para tratar casos de “loucura” na época.

As fotos históricas do local fazem parte do acervo de Maria José Freitas Santos, e ajudam a contar uma história que mistura ciência, coragem e controvérsia. A criação do sanatório foi vista como um avanço, representando um novo olhar sobre os transtornos mentais.

Antes disso, o único espaço dedicado à saúde mental era o antigo Asylo de Alienados, inaugurado em 1907. O surgimento do Meduna, portanto, foi uma verdadeira revolução na medicina piauiense.

Slide 1 de 6
Carregue mais