A solenidade cívico-militar alusiva ao Dia da Bandeira foi realizada na noite desta quarta-feira (19) no Quartel do Comando-Geral (QCG) da Polícia MIlitar em Teresina. O evento, promovido pelo Governo do Estado, com intermédio da PMPI, contou com a presença do governador Rafael Fonteles, além de outras autoridades estaduais e militares para celebrar um dos mais importantes símbolos nacionais.
A cerimônia contou com desfiles militares, além da promoção de 334 praças e 13 oficiais, assim como a entrega dos diplomas de Amigo da PMPI e de Honra ao Mérito, reconhecendo o comprometimento, a parceria e os relevantes serviços prestados à instituição.
FAMÍLIAS PRESTIGIANDO MOMENTO
Cabo Fernandes, promovido a Sargento após 9 anos de corporação, estava acompanhado da esposa e filha. A companheira também faz parte dos quadros da Polícia Militar, passando a integrar a corporação em agosto deste ano.
Estamos há 9 anos na corporação e 5 anos na graduação de Cabo, então era algo esperado. Fico muito feliz com essa promoção. Nós queremos nos empenhar ainda mais para cumprir nossa missão de proteger a sociedade piauiense. Todo mundo tem essa expectativa de evoluir dentro da corporação, e eu espero, com fé em Deus, aumentar cada vez mais.
A Cabo Tarcila viveu uma espera de cinco anos para celebrar a sua promoção para 3º sargento. Isso porque ela foi promovida ainda em 2020, mas por conta da pandemia não foi possível participar de uma solenidade coletiva à época. “Agora, depois de cinco anos e meio, eu passo a graduação de terceiro sargento. É muito gratificante estarmos aqui hoje com os amigos e a família para festejar esse momento de promoção de ascensão na carreira de praça da Polícia Militar”.
MARCO PARA MULHERES DA CORPORAÇÃO
A Major Elizete Silva, promovida ao posto de Coronel da Polícia Militar do Piauí, descreveu a conquista como uma “honra inestimável” e um marco para as mulheres dentro da corporação. Emocionada, ela destacou a dimensão histórica da promoção, já que o coronelato da PM é formado por 25 oficiais — e ela será a única mulher entre eles.
Na verdade, alcançar o último posto da corporação policial-militar, uma corporação que já tem quase duas centenas de anos que existe aqui defendendo o povo Piauí esse, é uma honra inestimável, inigualável. Eu fico extremamente honrada em ostentar aqui a estrela de coronel e dizer assim que porque o coronelato da Polícia Militar, que é a cúpula real da nossa corporação, é composto por 25 oficiais e serei apenas eu, uma mulher, entre esses 25.