Dia do Piauí: Conheça projetos que representam a moda local no cenário nacional
- Bordado sobre a P.E.T
Artesãs piauienses transformam renda e bordado em manifestações de moda única, levando a cultura e as raízes locais para além do estado
- Bordado sobre a P.E.T
Foi em um momento de dificuldade que a artesã Jovelina Soares encontrou na garrafa P.E.T uma nova maneira de bordar a vida. Há 24 anos, em Teresina, ela decidiu transformar o plástico em arte, a partir daí o que seria descartado, se transformou em criação.
A ideia deu origem a uma técnica totalmente nova: o bordado sobre a P.E.T. O que começou como um experimento caseiro se transformou em uma expressão de moda piauiense que hoje ocupa vitrines e prateleiras de várias capitais, conquistando quem busca peças sofisticadas e cultura local.
Um dos projetos mais notáveis, idealizado por uma marca carioca, contou com o bordado sobre PET da artesã. O destaque foi um vestido de noite cujas flores foram inteiramente produzidas com o método, em colaboração com outros artistas. A peça chegou a Nova York.
Vestido com flores de bordado sobre a P.E.T (Foto: Reprodução/ Re.Caseando)
Além das roupas, as bolsas também são carro-chefe de sua cartela, símbolo do método. Elas podem ser encontradas em diferentes formas e tamanhos, cada uma inteiramente feita à mão. Todo o processo é artesanal: desde o desenho inicial, passando pelo tingimento natural dos materiais que serão bordados, até o momento final em que cada ponto é cuidadosamente pensado e aplicado.
Os detalhes e os desenhos remetem à paisagem, às festas populares, ao artesanato e às memórias do cotidiano piauiense. Assim, cada item conecta sustentabilidade a às tradições da região transformando moda em uma experiência cultural.