O empresário Marcus Vinícius Veloso Nogueira, dono da empresa Marvin Veículos, teria ordenado a execução de um dos integrantes da organização criminosa da qual faz parte. O esquema, que lavava dinheiro oriundo do tráfico de drogas para o Bonde dos 40, tinha à frente o namorado da vereadora de Teresina Tatiana Medeiros, Alandilson Passos.
Marcus foi preso na terça-feira ao se apresentar à sede do DENARC acompanhado de seu advogado. A ação faz parte da segunda fase da operação Capital Oculto.
Claro que há partes do inquérito que carregam confidencialidade, mas essa circunstância de fato consta e isso foi uma das razões, inclusive, que influenciou para o reforço do mandado de prisão preventiva contra o pretenso empresário, disse o delegado Samuel Silveira, em entrevista à Rede Meio Norte.
ESQUEMA DE LAVAGEM DE DINHEIRO
Além de Marcus, outras pessoas já estão presas. Alandilson, em Minas Gerais (BH); Leo Gordim, líder do Bonde dos 40; e Deivison José Santos Lima, ex-sócio de Marcus.
O tráfico é um comércio, embora ilícito, mas é um comércio. Toda a circulação financeira nascia do tráfico. E para a organização criminosa, indivíduos, como o próprio Alandilson, como o Deivison, como tantos outros, faziam circular esse dinheiro por meio da comercialização de veículos. Nesse cenário, alguns outros personagens também são inseridos, um deles é justamente o Marcus Vinícius. Então, o fluxo ilícito e vicioso de origem do tráfico passando pela organização entrando no mercado de carros e naturalmente o lucro obtido a partir disso retornando para esses indivíduos que fomentam a facção Bonde dos 40, explicou o coordenador do DENARC.
OPERAÇÃO CAPITAL OCULTO
Nesta terça-feira, a polícia deflagrou a segunda fase da Operação Capital Oculto, com 42 mandados judiciais, sendo 21 de prisão. O DENARC segue atrás dos demais envolvidos, desvendando como a organização movimentava grandes quantias de dinheiro ilícito em Teresina.