O dono da rede de farmácias Pop Farma, Eric Nicolas Castro Silva, e um representante comercial foram presos na manhã desta quarta-feira (1º), em Teresina, durante a Operação Remédio Amargo. A ação foi realizada pelo Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) do Piauí em parceria com a Polícia Civil do Maranhão.
O empresário Eric Nicolas Costa foi preso no Parque Piauí, zona Sul de Teresina. Já a prisão de Francisco Machado, representante comercial, ocorreu no Conjunto Manoel Evangelista, zona Sudeste da capital.
COMO FUNCIONAVA
Conforme apurado pela Rede Meio, as investigações indicam que os dois faziam parte de um esquema de roubo e venda de medicamentos e produtos de higiene. As cargas eram desviadas no Maranhão e revendidas em unidades da Pop Farma em Teresina, nos bairros São Joaquim, na zona Norte, e Parque Piauí, na zona Sul.
A polícia cumpriu mandados de busca e apreensão em cinco endereços ligados aos investigados. As ações tiveram apoio da Secretaria da Fazenda do Piauí (Sefaz) e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
intermediação
De acordo com a investigação, o representante comercial seria responsável por intermediar a negociação dos produtos. Após essa etapa, o dono colocava os itens para venda nas farmácias da rede.
Os dois foram autuados por associação criminosa e receptação qualificada, que ocorre quando produtos roubados são comercializados.