Doutor Pessoa sanciona lei que cria o Selo “Escola Amiga do Autismo”

A lei, de autoria do vereador Edilberto Borges, tem como objetivo promover o acesso à educação e inclusão da pessoa com Transtorno do Espectro Autista.

Doutor Pessoa sanciona lei que cria o Selo “Escola Amiga do Autismo” | Dantércio Cardoso/Semcom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O prefeito de Teresina, Doutor Pessoa (Republicanos), sancionou uma lei que institui o Selo “Escola Amiga do Autismo”, que será conferido às escolas públicas que, comprovadamente, contribuem para o acesso à educação e inclusão social de alunos diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A Lei Municipal Nº 5.858/2023, sancionada pelo prefeito, foi publicada no Diário Oficial do Município. 

“Abril é o mês dedicado à conscientização do autismo. Para contribuir ainda mais com essa causa tão importante, sancionei a lei que institui em Teresina um incentivo a todas as escolas municipais, de modo que se dediquem ainda com mais afinco para garantir a inclusão e bem-estar das pessoas com Transtorno do Espectro Autista”, declara o prefeito.

Segundo a nova lei, receberão o Selo “Escola Amiga do Autismo” as escolas que promovem, prioritariamente, as seguintes ações: suporte e apoio na aprendizagem educacional do aluno com Transtorno do Espectro Autista, bem como a sua inserção social junto à comunidade escolar; aperfeiçoamento, valorização e incentivo à formação e à capacitação dos professores; e suporte aos pais e responsáveis por aluno com TEA.

A lei, de autoria do vereador Edilberto Borges, tem como objetivo promover o acesso à educação e inclusão da pessoa com Transtorno do Espectro Autista, garantir a conscientização da comunidade escolar, da família e da sociedade sobre a importância da inclusão social do aluno com TEA, e realizar campanhas, debates e outras medidas que visem dar visibilidade à participação e inclusão social dessas pessoas.

ABRIL AZUL

Comemorado todos os anos como um mês dedicado à conscientização do autismo, o Abril Azul foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) no ano de 2008. O dia 2 de abril ficou definido como o Dia Mundial da Conscientização do Autismo. A campanha propõe uma série de ações e iniciativas que visem difundir informações, de modo a conscientizar e sensibilizar a sociedade em relação a causa das pessoas com Transtorno do Espectro Autista.

O autismo é definido como um transtorno do neurodesenvolvimento, cujas características não podem ser identificadas fisicamente. Segundo a ONU, a estigmatização e discriminação são obstáculos para o diagnóstico e terapia das pessoas com esse espectro, daí surgiu a necessidade de um mês dedicado a temas que tragam mais informação a respeito dessa condição.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES