Eleição para cargos vagos na Mesa Diretora acontece na próxima terça (18)

Duas vagas da Mesa Diretora ficaram abertas após saída de parlamentares

Eleição para cargos vagos na Mesa Diretora acontece na próxima terça (18) | Foto: Divulgação/ALEPI
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

A Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) se reuniu nesta quarta-feira (12) e seus membros discutiram temas como a ocupação de dois cargos vagos e a composição do Conselho Deliberativo da Fundalegis. Os deputados definiram que, na próxima terça-feira (18), vai ser feita uma eleição para as vagas de 3º vice-presidente e 4º secretário.

“Nós tivemos dois deputados se ausentando da Mesa Diretora, o deputado Aldo Gil, que está como secretário do prefeito Silvio Mendes, e o Dr. Vinícius (PT), que também pediu afastamento, uma vez que, é líder do governo e nosso regimento determina que quem exerce a função de liderança não deve participar da Mesa. Então, a Mesa Diretora deliberou que deu os cargos como vagos e, consequentemente, marcamos a eleição para o preenchimento dos dois cargos, para a próxima semana”, explicou o presidente da Alepi, deputado Severo Eulálio (MDB).

O secretário-geral da Alepi Luciano Nunes detalhou que o processo eleitoral vai ser semelhante ao que ocorreu para a formação dos demais cargos da Mesa Diretora. Qualquer parlamentar pode concorrer aos cargos vagos e a escolha vai ser feita por meio de voto secreto. Ainda esta semana, vai ser publicado o edital para que os deputados interessados se inscrevam.

REQUERIMENTOS

Ainda sobre votações, a reunião serviu para os deputados fazerem um entendimento acerca dos requerimentos. Ficou estabelecido que, para agilizar as sessões, eles vão ser votados de forma simbólica sem o uso do sistema eletrônico. Sobre a análise de projetos, o presidente Severo Eulálio voltou a cobrar que os líderes dos partidos e blocos sejam escolhidos para que a composição das comissões seja finalizada na próxima semana.

CONSELHO DELIBERATIVO DA FUNDALEGIS

Na mesma reunião, os membros da Mesa Diretora da Casa também definiram os componentes do Conselho Deliberativo da Fundalegis (Fundação Rádio e Televisão Deputado Humberto Reis da Silveira). Ana Paula (MDB), Francisco Limma (PT), Gustavo Neiva (Progressistas) e Wilson Brandão (Progressistas) vão compor a instância. O presidente Severo Eulálio também é o líder do Conselho.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES