Em Brasília, Rafael Fonteles busca agilidade para obras do Novo PAC

Governador tratou de programas como Minha Casa, Minha Vida e também o Metrô de Teresina

Avalie a matéria:
Rafael Fonteles com o ministro Alexandre Padilha | Renato Braga

O governador do Piauí, Rafael Fonteles, esteve em Brasília nesta quarta-feira (5) e foi recebido pelos ministros das Cidades (MCID) e o das Relações Institucionais (MRI). Entre as pautas, obras do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC), incluindo "Minha Casa, Minha Vida" e o Metrô de Teresina, que prometem trazer significativos investimentos para o Piauí. Também foi acordada a realização da Caravana Federativa no Piauí, uma iniciativa que facilita o acesso das prefeituras a programas federais.

PAC

Lançado em agosto do ano passado pelo presidente Lula, o Novo PAC prevê um investimento de R$ 56,5 bilhões no Piauí, abrangendo diversas áreas. O objetivo do governador agora é superar os entraves burocráticos para garantir a rápida execução das obras.

“Acelerar aquilo que depender de contrapartida do Estado, fazer o dever de casa. Além de estar, obviamente, presente com as equipes técnicas do Ministério, contando com o apoio importantíssimo dos ministros, para esses pleitos do Piauí acontecerem no tempo mais breve possível”, afirmou Fonteles.

Apoio da bancada

Parte da bancada federal acompanhou a reunião com o ministro das Cidades, Jader Filho. Os deputados Castro Neto, Júlio César e Jadyel Alencar, além da senadora Jussara Lima, reforçaram pedidos relacionados a obras de drenagem, intermodal e do Novo PAC Seleções, que visa realizar obras e empreendimentos essenciais para a população nas áreas de saúde, educação, mobilidade, qualidade de vida e acesso a direitos, com a participação direta de municípios e estados.

“Temos certeza que, junto com o presidente Lula e os demais ministros envolvidos, cada vez mais celeridade nós teremos na liberação desses recursos, que são muito importantes para a melhoria da qualidade de vida do nosso povo do Piauí”, complementou Rafael Fonteles.

Caravana Federativa

Em reunião com o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, o governador acertou a realização da Caravana Federativa no Piauí. Esta ação itinerante do Governo Federal leva aos estados representantes de ministérios e bancos públicos para atender prefeitos e gestores locais, com o objetivo de ampliar a participação dos municípios nos programas federais. O evento ocorrerá no Centro de Convenções de Teresina, nos dias 20 e 21 de junho.

“Todos os ministérios estarão presentes nesta grande parceria com o Governo do Estado. Vamos montar balcões de atendimento, esclarecer dúvidas, acelerar a liberação de recursos e convênios, aquilo que o presidente Lula quer fazer sempre: parceria com o Governo do Estado e com os municípios para fazer as coisas andarem”, explicou Padilha.

A Caravana Federativa envolve o Governo Federal, o Governo do Estado e os municípios. Rafael Fonteles destacou a importância do evento para as prefeituras e para a população. “Destrava recursos, vence a burocracia e faz a política pública que tem que acontecer, que é a prioridade do presidente Lula”, ressaltou o governador.

Outras Audiências

Fonteles também se reuniu com o ministro do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes; com o ministro da Agricultura e Pecuária em Exercício, Irajá Lacerda; com o ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho; e com o subchefe da Secretaria Especial de Articulação e Monitoramento, Maurício Muniz.

Veja Também
Tópicos
SEÇÕES