Em Brasília, Rafael Fonteles busca agilidade para obras do Novo PAC

Governador tratou de programas como Minha Casa, Minha Vida e também o Metrô de Teresina

Avalie a matéria:
Rafael Fonteles com o ministro Alexandre Padilha | Renato Braga

O governador do Piauí, Rafael Fonteles, esteve em Brasília nesta quarta-feira (5) e foi recebido pelos ministros das Cidades (MCID) e o das Relações Institucionais (MRI). Entre as pautas, obras do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC), incluindo "Minha Casa, Minha Vida" e o Metrô de Teresina, que prometem trazer significativos investimentos para o Piauí. Também foi acordada a realização da Caravana Federativa no Piauí, uma iniciativa que facilita o acesso das prefeituras a programas federais.

PAC

Lançado em agosto do ano passado pelo presidente Lula, o Novo PAC prevê um investimento de R$ 56,5 bilhões no Piauí, abrangendo diversas áreas. O objetivo do governador agora é superar os entraves burocráticos para garantir a rápida execução das obras.

“Acelerar aquilo que depender de contrapartida do Estado, fazer o dever de casa. Além de estar, obviamente, presente com as equipes técnicas do Ministério, contando com o apoio importantíssimo dos ministros, para esses pleitos do Piauí acontecerem no tempo mais breve possível”, afirmou Fonteles.

Apoio da bancada

Parte da bancada federal acompanhou a reunião com o ministro das Cidades, Jader Filho. Os deputados Castro Neto, Júlio César e Jadyel Alencar, além da senadora Jussara Lima, reforçaram pedidos relacionados a obras de drenagem, intermodal e do Novo PAC Seleções, que visa realizar obras e empreendimentos essenciais para a população nas áreas de saúde, educação, mobilidade, qualidade de vida e acesso a direitos, com a participação direta de municípios e estados.

“Temos certeza que, junto com o presidente Lula e os demais ministros envolvidos, cada vez mais celeridade nós teremos na liberação desses recursos, que são muito importantes para a melhoria da qualidade de vida do nosso povo do Piauí”, complementou Rafael Fonteles.

Caravana Federativa

Em reunião com o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, o governador acertou a realização da Caravana Federativa no Piauí. Esta ação itinerante do Governo Federal leva aos estados representantes de ministérios e bancos públicos para atender prefeitos e gestores locais, com o objetivo de ampliar a participação dos municípios nos programas federais. O evento ocorrerá no Centro de Convenções de Teresina, nos dias 20 e 21 de junho.

“Todos os ministérios estarão presentes nesta grande parceria com o Governo do Estado. Vamos montar balcões de atendimento, esclarecer dúvidas, acelerar a liberação de recursos e convênios, aquilo que o presidente Lula quer fazer sempre: parceria com o Governo do Estado e com os municípios para fazer as coisas andarem”, explicou Padilha.

A Caravana Federativa envolve o Governo Federal, o Governo do Estado e os municípios. Rafael Fonteles destacou a importância do evento para as prefeituras e para a população. “Destrava recursos, vence a burocracia e faz a política pública que tem que acontecer, que é a prioridade do presidente Lula”, ressaltou o governador.

Outras Audiências

Fonteles também se reuniu com o ministro do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes; com o ministro da Agricultura e Pecuária em Exercício, Irajá Lacerda; com o ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho; e com o subchefe da Secretaria Especial de Articulação e Monitoramento, Maurício Muniz.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES