Em seis dias, mais de 67 pessoas foram presas por violência contra a mulher durante a Operação Shamar, segundo informou a delegada Bruna Verena, da Diretoria de Proteção à Mulher e Grupos Vulneráveis (DPMGV). Ao MeioNews, a autoridade informou que foram seis mandados de prisões cumpridos no mesmo período.
"É um dia que a gente intensifica nossas fiscalizações de denúncias, cumpre mandados de prisões, nós já tivemos seis mandados de prisões cumpridos do dia 1° ao dia 6 de agosto. A gente faz todo um trabalho de prevenção e de repressão. O trabalho da polícia, ele é mais de repressão, mas a gente faz esse trabalho de prevenção, que a gente acredita que só com a prevenção que a gente vai diminuir esses números estão alarmantes", afirmou.
A ação, desenvolvida pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, foi deflagrada em todo o território nacional e segue até o dia 4 de setembro deste ano, com o objetivo de combater a violência contra a mulher e o feminicídio, por meio de ações repressivas e preventivas. Nesta quinta-feira (7), ocorreu o Dia D.
Além das prisões, serão realizadas fiscalizações de denúncias e medidas protetivas de urgência. Em todo Piauí, no mesmo período, foram registrados 301 boletins de ocorrência relacionados à violência contra mulher, sendo instaurados 153 procedimentos policiais e realizados 135 pedidos de medidas protetivas.