SEÇÕES

Em Teresina, candidatos avaliam primeiro dia de ENEM 2025: “Prova muito boa”

Neste domingo (9), começou o primeiro dia do Enem. Quase 5 milhões de estudantes em todo o Brasil se preparam para o Exame Nacional do Ensino Médio).

Estudantes comentam sobre Enem 2025 | Foto: MeioNews
Siga-nos no

Os candidatos ao primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 já podem deixar as salas - sem poder levar a prova. Ao MeioNews, o estudante Manoel comentou sobre tema da redação, considerada uma das mais fáceis. A saber: "Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”. 

Fiz o Enem como treineiro, e a minha opinião sobre a prova de hoje: foi boa. É um tema bom para a redação de Enem, questões boas que caíram também, e acho que dá para tirar uma nota boa no 900, disse o estudante Manoel. 

PRIMEIRO DIA DE ENEM

Neste domingo (9), começou o primeiro dia do Enem. Quase 5 milhões de estudantes em todo o Brasil se preparam para o Exame Nacional do Ensino Médio). 

Além da redação, os candidatos também têm que responder 90 questões objetivas. A prova é dividida em duas grandes áreas: 45 perguntas de Linguagens e Códigos e suas Tecnologias, que incluem língua portuguesa, literatura e cinco questões de inglês ou espanhol (conforme a escolha do participante). As outras 45 questões serão de Ciências Humanas e suas Tecnologias, abordando geografia, história, filosofia e sociologia.

O estudante Eric Marven disse que ficou surpreso com a prova de Humanas e acha que não vai se sair bem. Já na prova de Linguagem, ele acredita que vai ter um bom resultado. Com relação à redação, ele disse que começou por ela e só depois focou nas questões de Linguagem e Humanas.

Boa parte da prova de humanas me surpreendeu muito, porque eu não me senti muito preparado na prova de humanas, mas na de linguagem eu já sinto que eu me saí melhor, o tema da redação foi a perspectiva sobre a velhice no Brasil, que é um assunto que eu acho que consegui discernir bem, já iniciar a prova começando pela redação, controlando o tempo começando pela redação, depois foquei na de linguagens, onde eu tinha mais domínio, e depois passei para prova de humanas, que foi onde pegou um pouco mais, mas, a prova foi muito boa, me senti preparado, disse o estudante Eric Marven.

Veja!

Kauan está fazendo o Enem pela primeira vez e relatou que, por esse motivo, teve algumas dificuldades. Com relação à redação, ele espera tirar uma nota boa.

Como é o primeiro dia, com certeza é uma dificuldade que a gente vai ter. No caso, foi uma prova muito longa pra mim, porque é minha primeira vez e foi bem difícil. Porque é a primeira vez, então com certeza vai ser difícil. A redação, eu tive três horas pra fazer a redação, só que acho que vou tirar uma nota boa, eu acho.

A estudante Gabriela Saldanha, disse, ao sair da prova, que não esperava pelo tema da redação, mas que conseguiu desenrolar o tema. Sobre a prova de Humanas e Linguagens, ela achou fácil e tem expectativa de tirar uma boa nota.

A prova teve assuntos diversos, a redação não foi um tema que eu esperava, eu achava que ia ser algo como meio ambiente, mas foi um tema que deu para desenrolar, deu pra fazer algo legal. A prova estava ótima, estava fácil e tenho expectativa para uma nota boa, disse.

Ana Beatriz, de 17 anos, disse, ao sair da prova do Enem, que o tempo acabou sendo pouco para fazer todas as questões e a redação, mas, mesmo com a sensação de ansiedade, deu tudo certo.

A gente acha que tem muito tempo, mas quando vê que tem 90 questões e uma redação para fazer, o tempo se torna pouco. É uma sensação de ansiedade, mas deu certo no final. Eu gostei da prova, achei que fosse cair algo sobre meio ambiente ou de pessoa neuro divergentes no mercado de trabalho, a inclusão delas, na redação, mas caiu um tema que eu não esperava, mas acho que me saí bem na redação.

Joclislane, uma das últimas a deixar o local de aplicação de prova do Enem, disse que a prova não estava difícil e, que o tema da redação foi razoável. Ela falou ainda da tensão antes da prova e que só passou ao receber a prova em mãos.

Primeiramente, eu acho que a tensão sempre vem antes de a gente entrar na sala. Eu acho que é uma tensão que só vai ser amenizada depois que a gente está com o caderno de prova em mão. E eu acho que o que surpreendeu todo mundo foi o tema da redação, um tema bem razoável, um tema bem legal de trabalhar. A prova também, se ela não estava difícil, eu acho que no meu caso, particularmente falando, eu fiquei em dúvida de algumas questões entre duas alternativas. Mas também estava bem leve a prova. E agora é se preparar para o segundo dia, que vai, com fé em Deus, dar tudo certo. Sobre a redação, eu creio que consegui respeitar os parágrafos, defender bem o meu argumento, problematizar, disse.

SEDUC PRESENTE NO 1º DIA DE ENEM EM TODO O PIAUÍ 

O secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, marcou presença na Universidade Estadual do Piauí (UESPI), onde centenas de alunos estão participando do primeiro dia de provas.

Secretário de Educação do Piauí | FOTO: MeioNews

Mais cedo, o secretário disse que os alunos do Piauí, em especial, os alunos da rede estadual de educação, estão todos muito bem preparados para o Enem.

Os alunos estão muito bem preparados. Todos os estudantes do Piauí, e aqui eu falo pelos estudantes da SEDUC, da rede estadual, da escola pública do Piauí, eles estão muito bem preparados, estudaram nas escolas de tempo integral SEDUC, com mais aulas de língua portuguesa, de matemática, de todas as disciplinas, com muitos simulados, treinamentos, laboratório de redação para preparação específica para a prova de redação, para a nota mil, e é hoje a prova de redação, junto com a prova de linguagens, a prova de ciências humanas. 

SEGUNDO DIA DE PROVA

O segundo dia de prova está marcado para o próximo domingo (16), quando os estudantes enfrentarão questões de matemática, ciências da natureza e outros conteúdos do currículo do Ensino Médio.

Aqueles candidatos que não puderam comparecer às provas, seja por motivos de saúde ou problemas logísticos, têm o direito de participar da reaplicação, que será realizada nos dias 16 e 17 de dezembro.

Secretário de Educação esteve na UESPI acompanhando chegada de alunos | FOTO: MeioNews

Para participar, será preciso solicitar a reaplicação com o Inep. As inscrições são obrigatórias e ficarão abertas de 17 a 21 de novembro.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também