Escolas de Ensino Profissional e Tecnológico apresentam novos cursos para 2024

O objetivo é orientar os estudantes na melhor escolha para o seu futuro profissional.

Avalie a matéria:
Escolas de Ensino Profissional e Tecnológico apresentam novos cursos para 2024. | Ascom

As escolas da Rede Pública Estadual de Ensino Profissional e Tecnológico estão realizando diversas Feiras das Profissões para apresentar os novos cursos que serão ofertados aos estudantes no ano de 2024. Também foram apresentadas atividades e projetos desenvolvidos pelos estudantes por meio dos cursos técnicos.

Na manhã desta quarta-feira (29), a Escola Família de Turismo (EFTUR), localizada na zona Leste de Teresina, realizou a 3ª Feira das Profissões, trazendo o tema "Transforme seu Talento em Profissão!". De acordo com Talita Araújo, coordenadora pedagógica da unidade de ensino, os estudantes participaram de algumas atividades na programação como roda de conversa e oficinas.

“Desenvolvemos uma roda de conversa com egressos da escola que hoje estão inseridos no mercado de trabalho em áreas dos cursos que ofertamos e com egressos empreendedores do segmento de gastronomia. Desenvolvemos também oficinas de tapioca gourmet, oficina de drinks e coquetéis, oficinas de etiqueta à mesa e também uma mesa gastronômica organizada por alunos egressos empreendedores”, conta a pedagoga. 

A Escola Família de Turismo atualmente conta com 102 alunos e oferta os cursos de Gastronomia, Integrado ao Ensino Médio na modalidade da Pedagogia da Alternância, e Restaurante e Bar Subsequente, na modalidade da Pedagogia da Alternância.Para o secretário da Educação, Washington Bandeira, projetos como esse são de grande importância para a vida acadêmica dos estudantes.

 “Temos apoiado esses belíssimos projetos desenvolvidos nas escolas, que muito contribuem para que os nossos jovens conheçam os nossos cursos técnicos ofertados e todos os benefícios que eles trazem para a vida profissional”, declarou o secretário.

TERESINA: Escola João de Deus Carvalho

A Unidade Escolar João de Deus Carvalho, localizada em Teresina, também realizou uma Feira das Profissões, que em sua terceira edição trouxe o tema “Sucesso profissional: O jovem e suas escolhas”.  O evento aconteceu na sexta-feira (24) e teve o objetivo de auxiliar os estudantes do 9º ano do ensino fundamental, EJA e demais interessados na escolha de um curso técnico ofertado pela instituição.

O momento contou com apresentações dos novos cursos técnicos para 2024, Marketing Digital e Informática para internet. O evento foi finalizado com o tradicional desfile da Garota e Garoto JDC 2023.

ALTO LONGÁ: CETI Acrísio Veras

Ainda na sexta (24), o Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Acrísio Veras, localizado no município de Alto Longá, promoveu a 4ª Edição da Feira das Profissões. O evento de orientação vocacional trouxe aos estudantes visitantes e aos alunos do 9° ano, que estão concluindo o Ensino Fundamental, a oportunidade de definir sua carreira profissional futuramente.

Na ocasião, os estudantes dos cursos técnicos ofertados pelo CETI Acrísio Veras apresentaram projetos atrelando teoria à prática e, por meio de palestras, oficinas e stands destacaram os conhecimentos, as competências e habilidades desenvolvidas, além de compartilharem suas experiências, proporcionando a todos uma visão privilegiada da qualidade do ensino oferecido pela instituição.

ESPERANTINA: CEEP Leonardo das Dores 

Em Esperantina, o Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) Leonardo das Dores preparou dois dias de programação para a realização da sua Feira das Profissões. Nos dias 23 e 24 de novembro, os estudantes puderam conhecer os cursos técnicos da escola, profissões e o mercado de trabalho. Dentre os cursos apresentados, estiveram: Desenvolvimento de Sistemas, Análises Clínicas, Marketing Digital, Administração, Enfermagem, Guia de Turismo e Programação de Jogos Digitais. 

Na próxima sexta-feira (01), a Unidade Escolar Governador João Clímaco D’ Almeida realizará a sua 3ª Feira das Profissões, a partir das 8h da manhã, trazendo os cursos que serão ofertados no próximo ano e orientando os estudantes na melhor escolha para o seu futuro profissional.

Veja Também
Tópicos
SEÇÕES