Espetáculo Quilombo Mimbó é uma das atrações da visita de Lula em Teresina

O espetáculo apresenta a cultura de raiz africana e fica localizado no município de Amarante, há 160 km ao sul da capital.

Avalie a matéria:
Espetáculo Quilombo Mimbó é uma das atrações da visita de Lula em Teresina | Reprodução

O presidente Lula chega em Teresina nesta semana para participar de diversas inaugurações e lançar o Brasil sem Fome, programa que busca dar assistência às famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade social no país. O evento acontece na quinta-feira (31), a partir das 16 horas, no Teresina Hall, e é aberto ao público. A pedido do próprio presidente, o espetáculo Quilombo Mimbó é uma das atrações da programação.

O espetáculo apresenta a cultura de raiz africana do Quilombo Mimbó, que fica localizado no município de Amarante, há 160 km ao sul da capital. O tradicional Pagode do Mimbó dá ritmo ao espetáculo, acompanhado de dança afro. O Pagode do Mimbó é batido em tambores de tronco escavado e acompanhado de gafanhotos, instrumento musical semelhante à castanhola. O espetáculo conquistou em 2011 o Prêmio Nacional de Expressões Culturais Afro-brasileiras.

Espetáculo Quilombo Mimbó é uma das atrações da visita de Lula em Teresina (Foto: Reprodução)A comunidade quilombola Mimbó é remanescente do período da escravidão e é conhecida e reconhecida como um quilombo que preserva suas tradições culturais e seu modo de vida tradicional. Com mais de 200 anos e aproximadamente 600 moradores, é reconhecida oficialmente como uma comunidade quilombola desde 2006 pela Fundação Cultural Palmares.

Para preservar e valorizar a cultura tradicional dessa comunidade, em novembro acontece o XX Festival de Cultura Afro do Quilombo Mimbó. O evento tem o patrocínio da Equatorial Piauí por meio do Sistema Estadual de Incentivo à Cultura (SIEC) e busca incentivar os jovens a darem continuidade às tradições de matriz afro do quilombo. Além da apresentação de espetáculos, a programação do festival conta também com cursos e oficinas afro-culturais.

Meionorte.com

Veja Também
Tópicos
SEÇÕES