O ensino de inglês nas escolas públicas do Piauí está sendo transformado pela plataforma digital English Central, que oferece uma nova experiência de aprendizado para mais de 52 mil estudantes da rede estadual.
COMO FUNCIONA?
A ferramenta, que utiliza inteligência artificial, vídeos autênticos, reconhecimento de voz e trilhas personalizadas, torna o estudo mais interativo, adaptativo e eficaz, preparando os jovens para o vestibular, o mercado de trabalho e até para intercâmbios.
Alunos como Werisson Brito, medalhista de ouro na Olimpíada Piauiense de Língua Estrangeira Moderna, já sentem os benefícios, destacando a melhora na pronúncia, fluência e interpretação de texto.
Além dos exercícios de conversação, que melhoram muito a pronúncia e a fluência, a plataforma tem quizzes com interpretação de texto. Isso ajuda bastante na preparação para os vestibulares. [...] E à medida que a gente responde, a IA avalia o desempenho. É como se fosse um professor particular que está sempre ali.
A plataforma também é um pilar em desafios como o Seduckathon e no preparo de estudantes e professores para intercâmbios internacionais, garantindo que se comuniquem com segurança no exterior.
A ferramenta foi utilizada pelos quase 9 mil inscritos na preparação para a primeira fase do torneio, que envolveu uma prova objetiva, com foco em conhecimentos de Tecnologia e Inglês. A plataforma também auxiliará os 110 Estudantes, das 22 equipes vencedoras do torneio, durante os meses que antecedem o intercâmbio, assim como ocorreu no ano passado.
PROFESSORES
Além dos estudantes, professores de inglês da rede estadual estão sendo capacitados para usar a plataforma de forma pedagógica, com mais de 600 docentes qualificados desde o início de 2024. O secretário de Educação, Washington Bandeira, ressalta que o objetivo é fazer com que o inglês se torne uma chave para o futuro dos jovens piauienses.
Queremos que o inglês deixe de ser uma barreira para se tornar uma ponte. Porque falar inglês, hoje, é muito mais que uma habilidade escolar. É uma chave que abre portas para universidades, para o mercado de trabalho, para o mundo. E, agora, essa chave está ao alcance de milhares de jovens piauienses.