Neste domingo (16), foi concluído o segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025, aplicado até às 18h30 na Universidade Estadual do Piauí (UESPI), campus Poeta Torquato Neto. Os candidatos responderam 90 questões das áreas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias.
A prova trouxe temas atuais como produção de vacinas, descarte de hormônios sexuais e a polêmica envolvendo autoescolas. Para muitos estudantes, o nível se manteve dentro do padrão das últimas edições.
José Mouzinho considerou a prova “tranquila”, apesar de notar algumas mudanças. “Senti aquele padrão do Enem passado, sempre com assuntos recorrentes do ensino médio. Não foi tão difícil”, afirmou. Ele pretende cursar Engenharia da Computação e diz estar “70% confiante” no resultado.
A candidata Sabrina Ripardo também avaliou o exame como compatível com anos anteriores. “Achei um nível ENEM mesmo. Venho estudando desde o início do ano”, disse. Ela almeja Medicina e acredita ter feito boa prova: “Foi muito estudo para chegar aqui.”
Já Maria Eduarda Bertold, de 18 anos, esperava maior dificuldade em exatas. “Pensei que seria mais difícil, por que é exatas, mas comparado à linguagem, o primeiro domingo foi muito bom”, relatou. Ela garante que o desempenho inicial não afetou o segundo dia: “Me preparei psicologicamente desde o começo do ano.” A estudante deseja cursar Biomedicina e avalia que as questões de exatas podem ter favorecido seu desempenho.