Estudantes e egressos da Rede Pública Estadual estão prestes a embarcar para o Rio de Janeiro, onde vivenciarão uma imersão acadêmica e cultural única no Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa Tech).
Na manhã deste sábado (21), os alunos foram recepcionados pelo secretário de Educação, Rodrigo Torres, antes de seguirem viagem.
Em entrevista ao Portal MeioNews, Mirella Berg, de apenas 17 anos, comentou sobre o projeto Neuroeduc, desenvolvido por ela para auxiliar pessoas com dificuldade de aprendizagem, iniciativa que possibilitou sua participação na nova experiência.
O projeto que criei, o Neuroeduc, ele auxilia pessoas diagnosticadas com TEA, que é o Transtorno do Espectro Autista e TDAH, para eles conseguirem se desenvolver mais, cada vez mais, tão socialmente como na questão da educação, com alguns reconhecimentos de palavras, de figuras, eles se situando em coisas que eles ainda não entendem, e isso ajuda tanto na escola, como até em casa também, diz.
IMERSÃO CULTURAL E EDUCACIONAL
A diretora de Ensino Técnico da Seduc, Isabella Rangel, reforçou a importância da imersão para a educação pública e para o desenvolvimento dos estudantes. Além disso, afirmou que, nos próximos dias, será lançado um novo edital com vagas que ampliarão o acesso ao programa.
Esse grupo aqui são todos do interior, são os estudantes da rede estadual do Piauí, que participaram da maratona e que estão indo fazer essa imersão no Impa Tech. Esse ano de 2026, a gente está lançando a edital agora nos próximos dias, o governador pediu essa ampliação no número de estudantes, então agora a previsão para esse ano são 300 estudantes indo para Intercâmbio junto com seus professores.
PROTAGONISMO JUVENIL E AMPLIAÇÃO DE OPORTUNIDADES
A iniciativa é destinada aos finalistas da edição 2025 do Programa Do Piauí Para o Mundo que não participaram do intercâmbio educacional. A ação busca reconhecer o protagonismo juvenil e ampliar oportunidades formativas para talentos da Rede Estadual.
Para otimizar a organização e o aproveitamento das atividades, os participantes serão divididos em dois grupos. A primeira comitiva contará com 69 integrantes, entre alunos, professores e acompanhantes.
Isabella destacou como funcionará a logística da segunda comitiva, que deve embarcar em 1º de março, com retorno previsto para 7 de março, encerrando as atividades formativas previstas na edição 2025 do programa.
VEJA AS ESCOLAS QUE IRÃO VIAJAR
Na capital fluminense, os piauienses participarão de programação educacional e cultural entre os dias 23 e 27 de fevereiro, com experiências formativas em Matemática, Tecnologia e Inovação no Impa Tech, instituição de referência mantida pelo Governo Federal e situada no Porto Maravalley, na zona portuária do Rio de Janeiro.
Alunos das seguintes escolas seguem em viagem:
* CETI Professora Raquel Magalhães (Parnaíba);
* CETI Cônego Cardoso (Castelo do Piauí);
* CETI Dr. Francisco Luiz de Macedo (Padre Marcos);
* CETI Lucinete Santana da Silva (Paulistana);
* CETI Professor Francisco José Tibúrcio (Betânia do Piauí);
* CETI Dr. João Carvalho (Dom Expedito Lopes);
* CETI Frei José Apicella (Guadalupe).
DO PIAUÍ PARA O MUNDO
A edição 2025 do Programa Do Piauí Para o Mundo contemplou 130 estudantes e 26 professores com intercâmbio educacional para Alemanha, Estados Unidos, China, Coreia do Sul, Portugal e Singapura. Para os demais finalistas não selecionados nessa etapa, o governador Rafael Fonteles anunciou, durante o hackathon do programa, a realização da experiência formativa no Impa Tech.