Sorrisos, ansiedade e emoção marcaram, na noite desta quinta-feira (8), o encontro dos estudantes e professores da rede estadual que embarcam para Singapura pelo programa Do Piauí para o Mundo. O grupo se reuniu em um jantar de despedida realizado no Blue Tree Rio Poty Hotel, em Teresina, na véspera da viagem internacional.
Embarque para intercâmbio internacional
O embarque está previsto para o dia 9 de janeiro, com permanência de 30 dias no país asiático. Ao todo, participam da experiência 20 estudantes e quatro professores dos Centros Estaduais de Tempo Integral (CETIs) Paulistana, em Paulistana; Raimundinho Andrade, em Campo Maior; Professor Antônio dos Reis e Silva, em Boqueirão do Piauí; e Lucas Meireles, em Demerval Lobão.
Durante o intercâmbio, o grupo terá aulas no Institute of Technical Education (ITE), instituição ligada ao Ministério da Educação de Singapura e reconhecida internacionalmente pela formação técnica e tecnológica.
Expectativas dos estudantes
Selecionado pelo CETI Lucas Meireles, de Demerval Lobão, o estudante Kauã Israel destacou a emoção de viver uma experiência inédita.
“A animação tá mil. Eu nunca pensei que ia chegar onde eu tô chegando. Até pouco tempo era quase impossível pra mim e agora eu tô indo pra Singapura. Chegando lá vou estudar mais, aprimorar meu conhecimento na área da cultura e da tecnologia”, afirmou.
Kauã também explicou que a viagem está ligada a um projeto desenvolvido na escola.
“Nosso projeto é o Raízes Conectadas, que busca ligar uma ponte entre os agricultores familiares e a escola, ajudando a cumprir a meta do PNAE e garantindo alimentos mais saudáveis”, completou.
Do CETI Raimundinho Andrade, em Campo Maior, a estudante Rute Hort relatou surpresa com a seleção.
“Quando eu vi que fiquei em primeiro lugar na minha escola, foi algo surreal. Vai ser uma experiência única. Estou muito interessada em conhecer a cultura, que é bem diversificada, com influências da Índia, China e do mundo árabe”, disse.
A mãe de Kauã, Claudilene Israel, acompanhou o momento com emoção.
“É só felicidade. Ele nem pensava em conseguir estar aí para viajar. A gente fica nervosa por ficar longe, mas sei que ele vai estudar mais e se aprimorar. Estou muito feliz por ele”, afirmou.
Projetos e aprendizado
Professor de informática do CETI Professor Antônio dos Reis e Silva, em Boqueirão do Piauí, Marcos Ramon destacou o envolvimento dos alunos no projeto que garantiu a vaga.
“Detectamos uma problemática na educação financeira dos alunos e propusemos um aplicativo. Foi um feito histórico para uma escola pequena do interior. Agora, a ideia é usufruir ao máximo dos conhecimentos que serão repassados”, explicou.
Segundo o docente, os estudantes já têm familiaridade com programação e desenvolvimento de sistemas, o que deve facilitar a adaptação ao ensino tecnológico em Singapura.
Educação e tecnologia
O secretário de Educação do Piauí, Rodrigo Torres, ressaltou o impacto da experiência para os estudantes e para a rede estadual.
“A maioria deles vai viajar de avião pela primeira vez e logo para tão longe. Eles vão passar 30 dias em Singapura, que é o país com a melhor educação do mundo, estudando tecnologia, inteligência artificial, programação e segurança cibernética”, destacou.
Rodrigo também lembrou que o intercâmbio inclui visitas a empresas como Google, Amazon, Cisco e à fábrica da Hyundai, além de atividades culturais.
“O objetivo do Do Piauí para o Mundo é gerar uma grande onda de tecnologia na nossa rede. Em 2026, serão 300 alunos e 60 professores participando do programa, ampliando cada vez mais essa oportunidade”, concluiu.
O jantar marcou o último encontro do grupo antes da viagem, simbolizando o início de uma experiência internacional que une educação, tecnologia e intercâmbio cultural.