Estudantes da UFPI ocupam reitoria durante protesto por melhorias no campus

Em nota, a Administração Superior da UFPI afirma que está aberta para dialogar com a comunidade acadêmica

Avalie a matéria:
Estudantes da UFPI durante protesto por melhorias na instituição | Fotos: Mariana Medeiros
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Estudantes da Universidade Federal do Piauí (UFPI) ocuparam a reitoria na manhã desta terça-feira (7) em ato de protesto contra o sucateamento da instituição de ensino superior. 

Os alunos denunciaram vários problemas, como falta de segurança, ausência de internet e laboratórios, iluminação precária e manutenção na infraestrutura da universidade, prejudicando também os estudantes que moram nas residências universitárias.

"Diante do momento caótico em que vivemos, é necessário que nossa categoria construa unificadamente um momento de luta por nossos direitos, visando a vitória para nós, estudantes", informava postagem na página do DCEUFPI no Instagram.

Durante a manifestação, estudantes estavam portando vários cartazes com frases e palavras de ordem, algumas pedindo que o reitor deixe o cargo. "Estudantes na luta em defesa da UFPI. Democracia, sim, Intervenção, não", "Fora Gildásio", "Reitor, escute nossa voz", "Em defesa da dignidade, do trabalho e do estudo."

Em nota, a Administração Superior da UFPI afirma que está aberta para dialogar com a comunidade acadêmica e tem trabalhado para a manutenção dos serviços básicos, apesar da limitação de recursos. Veja abaixo a nota na íntegra:

"A Universidade Federal do Piauí (UFPI), por meio da Administração Superior, informa que está sempre aberta ao diálogo com os estudantes e que atua de forma contínua para garantir serviços à comunidade acadêmica, mesmo diante de redução no orçamento concedido às Universidades Federais. O Restaurante Universitário, a Residência Estudantil, o Alojamento de Trânsito e as bolsas para estudantes são exemplos que contribuem para a permanência estudantil na Instituição. Em relação às reivindicações dos graduandos, no que tange à falta de internet no campus, a internet e os sistemas SIG foram restabelecidos no último domingo e todos os esforços estão sendo feitos para o retorno do sistema Wi-Fi. Na Residência Universitária o fornecimento de energia e de água acontecem normalmente. Ações de segurança foram implementadas pela atual gestão, como melhoria na iluminação, limpeza do campus, rondas de seguranças e interlocução junto à Secretaria de Segurança estadual para atuação conjunta. A UFPI informa que respeita mobilizações pacíficas, que está sempre atenta às reivindicações e trabalha para ofertar serviços de qualidade à comunidade acadêmica".



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES