Nas últimas semanas, diversas ocorrências de explosões de baterias de celular foram registradas, incluindo um incidente em que uma mulher ficou parcialmente em chamas. Vários fatores podem contribuir para esse tipo de situação, como o uso de carregadores piratas e até mesmo capinhas de celular. Pablo Santos, membro da Associação Brasileira de Engenheiros e Eletricistas, deu mais detalhes sobre o assunto em entrevista ao Programa da Tarde, da Rede Meio:
Se a gente pegar o número de aparelhos existentes no mundo, é quase um acessório. Quando a gente pega esses casos, estatisticamente falando, são casos raros, para chegar na explosão desse tipo, dessa forma como aconteceu, realmente são casos raros, mas podem acontecer. A gente tem que ter uma série de cuidados com o uso, com as próprias quedas, com os carregamentos. Não é um caso que todo mundo espera, às vezes as pessoas ficam sem saber reagir numa situação como essa.
O QUE CAUSA A EXPLOSÃO?
Pablo Santos explicou que "as causas são diversas" e, em alguns casos, “o defeito é de fabricação” ou resultado da demora do proprietário em buscar manutenção especializada. Questionado sobre o uso de capinhas, ele acrescentou que quando a peça esquenta, é “interessante evitar”, a fim de que ocorra algo pior, pois há “dissipação do calor”.
Você está ali injetando energia no aparelho (na tomada), você (também) está consumindo. Quando você começa a usar aplicativos, programas (enquanto o celular carrega), é um sério risco, porque está conectado diretamente a um potencial risco de choque, é muito perigo o uso do celular quando ele estiver carregando [...] evitar olhar os aplicativos que estão rodando em segundo plano, tenta cancelar eles ou até mesmo desliga o celular, espera ele baixar a temperatura para depois continuar o carregamento.
ACIDENTES
No dia 11 de janeiro, a bateria de um celular explodiu e ocasionou um princípio de incêndio em um carro, no bairro Saci, na zona Sul de Teresina. O aparelho estava carregando dentro do veículo quando superaqueceu.
No mesmo dia, um celular explodiu e pegou fogo no bolso da calça de uma passageira, que estava dentro de um ônibus do Transcol em Guarapari (ES). Ela teve ferimentos nas mãos.
No último sábado, um celular explodiu e deixou uma mulher em chamas dentro de um supermercado na cidade de Aápolis (GO). O aparelho estava no bolso de trás da calça da jovem, quando pegou fogo rapidamente.
Assista à entrevista completa!