Acontece nesta segunda-feira (8), o segundo dia da 74ª edição da Exposição Agropecuária do Piauí (Expoapi 2025). Em pleno feriado de Santa Conceição, o evento reúne pessoas de todos os cantos do Brasil para celebrar a maior feira agropecuária do Norte e Nordeste.
Mais do que uma simples exposição de agropecuária, o evento é uma opção viável para quem quer aproveitar o feriado com a família.
A programação é gratuita e o espaço conta com uma área de 200 mil m² no Parque de Exposições Dirceu Arcoverde, funcionando das 8h às 22h.
PRINCIPAIS ATRAÇÕES DO EVENTO
Nesta segunda-feira, a atração musical de abertura é por conta do padre Neto em um show católico inesquecível. Além disso, a Expoapi também está repleta de experiências para toda a família, amigos e jovens.
Exposição de animais, leilões, competições equestres e palestras são algumas das grandes atrações que terá durante o evento. Um grande diferencial é que até mesmo os animais de estimação são muito bem-vindos e o evento oferece até mesmo uma Vila Pet.
O local é todo arquitetado para receber famílias com um estacionamento para visitantes. Além de possuir espaços de convivência, como a Praça de Alimentação, para quem deseja levar os filhos.
CASTRAÇÃO GRATUITA
Ainda no domingo (7), iniciou um mutirão de castração gratuita para cães e gatos na Expoapi 2025. O serviço será prestado em todos os dias do evento. As vagas são limitadas e os tutores devem passar por uma triagem online antes de levar seus animais de estimação para o procedimento.
O médico veterinário e coordenador da equipe responsável pela ação, Gabriel Lima, em entrevista ao MeioNews explicou a importância da castração para a saúde dos animais. Ele também explicada como funciona o processo.
"Não é só uma questão de saúde animal, mas de saúde em geral. Conseguimos tirar esses animais de situação de rua e controlar o crescimento desproporcional da população", afirmou Gabriel.
O médico veterinário detalhou ainda que as cirurgias são minimamente invasivas e que o evento oferece cerca de 240 vagas por dia. "A meta é de 1.200 animais para serem castrados, então é um benefício muito grande para o município", acrescentou.
Os tutores não precisam se preocupar com medicação, pois "já enviamos a medicação para casa, e todos os animais são microchipados para ter esse controle".
O cadastro dos animais deve ser feito previamente pelo aplicativo PetZap, onde os tutores fornecem informações sobre o animal e recebem orientações sobre os cuidados pré-operatórios. Gabriel explica que é necessário "prestar atenção em relação aos cuidados do pré-operatório, que inclui jejum de oito a 12 horas". No dia do procedimento, a equipe confirma os dados e formaliza o termo de responsabilidade antes da cirurgia.
Quem estava por lá levando sua gatinha de estimação para receber atendimento gratuito era Jonathan Ferreira. Para ele, o evento além de ser uma ótima opção para curtir o feriado também é importante por promover ações voltados à saúde dos pets.
Ele contou que inicialmente não tinha procurado o serviço, mas foi informado pelo Instagram. "Não tinha tantas vagas assim para o dia que eu queria, mas graças a Deus deu certo. Por ser gratuito, a gente acabou vindo", disse.
"É um serviço que para os animais que a gente tem em casa vai evitar bastante doenças, vai evitar que ela possa também se reproduzir aleatoriamente, mas principalmente pela saúde dela, que é o mais importante para quem gosta de animais, né, que os bichinhos vivam muitos e muitos anos saudáveis", afirmou.
Ele também comentou sobre a experiência de aproveitar o espaço. "Apesar do clima não estar bem favorável, tem bastante sombra, tá ventilado, então dá para aproveitar. Tem alimentação, tem água, muita coisa para visitar, tirar foto, dá para fazer muita coisa hoje".
Ele concluiu destacando a importância de aproveitar o feriado de forma útil e agradável.
"A gente podia estar descansando, né? Mas já que tem essa oportunidade de estar aqui, também é para relaxar".
A EXPECTATIVA É SUPERAR AS EDIÇÕES ANTERIORES
Apenas em 2024 o evento movimentou mais de R$400 milhões em negócios e recebeu mais de 300 mil visitantes. A meta é superar a edição passada. Ao todo mais de 200 expositores, vindos de, pelo menos, dez estados brasileiros estiveram presentes no ano passado.
Além da exposição de animais, a feira conta com fornecedores de equipamentos, insumos e máquinas, além de transferência de conhecimento por meio de oficinas, treinamentos e capacitações.
O evento é uma vitrine para negócios e inovações do agronegócio. Assim como, um espaço de integração entre produtores, investidores e visitantes, fortalecendo ainda mais a economia do Piauí.